'Siamesas estão sorridentes e se recuperam bem', diz médico

22/02/2018 16:56:00

Eduardo Jucá é o responsável pelo encaminhamento das gêmeas do Ceará a São Paulo; agora, elas estão internadas na enfermaria pediátrica do HC

 Após cinco dias internadas, as gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 1 ano e 7 meses, unidas pelo topo da cabeça, se recuperam bem e permanecem sorridentes na enfermaria pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A informação foi dada pelo neurologista Eduardo Jucá, responsável pelo encaminhamento das irmãs a São Paulo, ainda no ano passado.  

"Já voltei para Fortaleza, mas estou monitorando ativamente. O resultado não poderia ser melhor, ainda mais com esta equipe qualificada e que fez um trabalho exemplar", ele afirma, com boas expectativas para os próximos passos do processo. 

Nesta quinta-feira (22), o HC confirmou que o estado de saúde das meninas é estável. Elas tiveram alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na última terça-feira (20), como noticiado pelo ACidade ON. No final de semana, a primeira de quatro etapas cirúrgicas, que devem resultar na separação das cabeças, foi concluída com sucesso.   

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do hospital também informou que o médico a frente do caso, Hélio Rubens Machado, "está viajando a trabalho e não pôde atender a solicitação", referente a mais atualizações.  Anteriormente, ele já havia comunicado que as siamesas estão se alimentando pela boca e não apresentavam nenhum déficit neurológico ou fisiológico. 

1ª vitória  

No último sábado (17), as gêmeas siamesas passaram pelo primeiro obstáculo deste processo e venceram. A primeira cirurgia durou cerca de sete horas e reuniu aproximadamente 30 profissionais, entre neurologistas, neurorradiologistas, anestesistas, cirurgiões plásticos, intensivistas e enfermeiros. Uma janela de 15 centímetros foi aberta na parte direita do crânio. 

A próxima fase está prevista para maio, novamente na unidade campus do HC. Durante todo o processo, as gêmeas e os pais, que preferiram não falar sobre o caso com a imprensa local, devem permanecer em Ribeirão Preto, por recomendação médica. Não há previsão de alta médica.  

LEIA MAIS    

HC de Ribeirão Preto recebe siamesas para cirurgia de separação

HC fará cirurgia para separar siamesas unidas pelo crânio 

Após 7 horas, termina cirurgia de siamesas unidas pela cabeça

Siamesas unidas pelas cabeça vencem 1º desafio para separação  


 



    Mais Conteúdo