Slogans abraçam a renovação política

31/08/2014 16:48:00

Após onda de protestos pelo Brasil, candidatos falam em "rasgar política velha" nas eleições de outubro

Milena Aurea / A Cidade
Após série de manifestações em 2013, candidatos dizem que é momento de renovar a política com novos nomes (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

Na tentativa de pescar o voto dos eleitorados descontentes com a política brasileira, candidatos a deputado estadual ou federal de Ribeirão Preto adotaram os slogans que pregam justamente a necessidade da “renovação”.

Dos 27 candidatos ribeirão-pretanos, sete deles se colocam como a opção para a “oxigenação”.

Candidato a deputado federal pelo DEM, André Trindade tem como slogan “Acredite na força das novas ideias”. “O eleitor precisa escolher candidatos que defendam novas ideias na política. É preciso acreditar em algo novo. É preciso uma atitude diferente principalmente na gestão pública”.

Ao defender essa bandeira, o candidato afirma estar comprometido com a proposta de uma nova política sem corrupção e tantos cargos em comissão.

Já o professor e sindicalista Fábio Sardinha (PCdoB), que busca uma vaga na Assembleia Legislativa, também adotou o discurso da renovação.

Em seus santinhos distribuídos pela cidade, Sardinha carimbou o slogan “Rasgue a política velha”.

Outro candidato a estadual, que também defende a renovação e também o comprometimento, é o vereador André Luiz da Silva.

Segundo ele, é preciso desenvolver políticas públicas que deem atenção especial para o interior paulista. “Muitos candidatos que são eleitos direcionam sua atenção para a Capital. O interior paulista tem sua força”, afirma.

O teor dos slogans adotados pelos ribeirão-pretanos é bastante aparecido com os candidatos que disputaram a eleição para a Presidência da República desde o final da década de 80.

Para o especialista em marketing político, Yuri Félix, os slogans devem representar o verdadeiro posicionamento dos candidatos. Ele também defende que houve banalização e as ideias apresentadas não representam o coletivo.

Bandeiras são as mesmas de ex-presidentes

O teor dos slogans adotados pelos candidatos a deputado estadual ou federal de Ribeirão Preto é bastante parecido com os usados pelos candidatos à Presidência da República desde o final da década de 80.

Na eleição de 1989, quando Fernando Collor derrotou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o slogan era “Vamos construir um Brasil novo”. Já o Lula buscava a confiança do eleitor com o “Sem medo de ser feliz”.

Em 1994, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), encabeçou o discurso do mais preparado com o slogan “O Brasil na mão certa”. Em 2006, Geraldo Alckmin abraçou o slogan “Acredito no Brasil”.



    Mais Conteúdo