"Meu único objetivo, posso deixar claro, foi promover Ribeirão Preto"

19/01/2018 18:38:00

Foi o que Dárcy Vera respondeu ao ser interrogada pelo juiz Eduardo da Fonseca sobre desvio de verbas da Stock Car

 

 

Em 45 minutos de depoimento na Justiça Federal de Ribeirão Preto na tarde desta sexta-feira (19), a ex-prefeita Dárcy Vera negou que tenha cometido crimes na execução de um convênio de R$ 2,2 milhões assinado pela prefeitura com o Ministério do Turismo em 2010 para publicidade na prova Stock Car. Os recursos foram indevidamente repassados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que por sua vez entregou à empresa Vicar.

LEIA TAMBÉM
Dárcy Vera chega algemada e escoltada por PMs à Justiça Federal

“É muito difícil, no papel de prefeita, conferir nota por nota, ou pegar uma fita métrica e medir o tamanho de um camarote (...). Eu não tenho aptidão técnica”, disse a ex-prefeita. “Quando chegava para mim (as documentações da prefeitura), eu apenas assinava”, respondeu ao ser interrogada pelo juiz Eduardo José da Fonseca, da 7ª Vara Federal.

O Ministério Público Federal (MPF) acusa Dárcy por crime de responsabilidade e dispensa indevida de licitação e pede que e ela devolva R$ 2,5 milhões aos cofres públicos. O processo não tem relação com a Operação Sevandija.

Segundo a Procuradoria, nem prefeitura nem a CBA conseguiram comprovar a execução dos serviços pela Vicar. Não havia, na prestação de contas, notas fiscais, apenas recebidos simples.

Dárcy alegou, em depoimento, que como prefeita não tinha a função de analisar as prestações de contas.

“Trabalhei muito para promover Ribeirão Preto, não medi esforços. E me vejo aqui diante de uma situação que não fui eu quem provoquei. Eu não sou técnica para isso. Existem técnicos e pessoas aptas para isso. Eu confiei, eu assinei. São dez mil servidores, entre dez mil servidores eu, Darcy vera, teria competência para isso. E isso aconteceu”, disse Dárcy.

Após o interrogatório da ex-prefeita, sua defesa e o MPF abriram mão de produzir novas provas. A expectativa é que a sentença seja publicada no primeiro trimestre deste ano. Dárcy retornará para Tremembé. A defesa pediu que ela retornasse ainda nesta sexta-feira, mas ACidade ON não conseguiu confirmar quando será a viagem.

Reprodução / Justiça Federal
Dárcy Vera prestou depoimento na tarde desta sexta-feira (19) (Foto: Reprodução / Justiça Federal)


    Mais Conteúdo