Por UPA Oeste, prefeitura retoma projeto de Organização Social

13/10/2017 18:51:00

Proposta esteve na pauta do Legislativo no início de agosto, mas acabou não sendo votada porque ficou sem parecer

Milena Aurea / A Cidade - 6.abr.2017
Desde dezembro de 2016, prédio da UPA Oeste está pronto (Foto: Milena Aurea / A Cidade - 6.abr.2017)

 

A Prefeitura de Ribeirão Preto decidiu retomar a discussão do projeto que cria a figura das Organizações Sociais (OS) junto à Câmara de Vereadores. A meta é viabilizar a abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Oeste.

A proposta esteve na pauta do Legislativo no início de agosto de 2017, mas acabou não sendo votada porque ficou sem parecer da Comissão de Legislação e Justiça.

O novo projeto, que já está na Câmara, restringe a criação de OS para a área da Saúde - na primeira proposta, havia previsão de parcerias nas áreas da Cultura, Esportes e Assistência Social.

O secretário de Governo, Nicanor Lopes, reconheceu que a contratação de uma OS é necessidade mais que urgente para a abertura da UPA Oeste, que ficou pronta no final do ano passado, mas não foi inaugurada.

Novela da UPA

A inauguração da UPA Oeste, antigo posto da rua Cuiabá, está atrasada um ano e três meses. A gestão anterior da prefeitura fechou a unidade em fevereiro de 2015 e prometeu reabrir em agosto de 2016.

Após muito atraso, a obra foi entregue no final de 2016. Até hoje, porém, a prefeitura, já sob nova administração, não viabilizou a abertura alegando falta de recursos. Nesse ponto, caso uma OS fique responsável por gerenciar a UPA, a prefeitura conseguiria bancar parte do custo da unidade com repasses do governo federal.



    Mais Conteúdo