Um vereador pouco participativo, mas com força na área social

13/08/2017 11:26:00

ACidade ON traz um perfil de Waldyr Villela, afastado da Câmara por exercício ilegal da profissão e corrupção

Matheus Urenha / A Cidade
O vereador afastado Waldyr Villela (PSD) (Foto: Matheus Urenha/A Cidade)

 

Um vereador que passava desapercebido em muitas sessões - raramente usava a tribuna para se manifestar ou emitir opiniões. Na Câmara, era visto apenas em dias de sessão.

Esse é o perfil de Waldyr Villela (PSD), 80 anos, afastado do cargo de vereador no último dia 11, a pedido da Polícia Civil e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

VEJA TAMBÉM
Justiça afasta vereador Waldyr Villela do cargo em Ribeirão Preto
Waldyr Villela usa carro da Câmara para ir trabalhar como médico
VEJA GRAVAÇÃO DE WALDYR VILLELA RECEITANDO MEDICAMENTOS
VEJA GALERIA DE FOTOS DA POLÍCIA CIVIL CUMPRINDO MANDADOS
CONFIRA VÍDEO: COMISSIONADO DO LEGISLATIVO É FLAGRADO CHEGANDO EM CONSULTÓRIO DE WALDYR VILLELA
Waldyr Villela alega motivos de saúde e pede afastamento da Câmara
Waldyr Villela leva o carro oficial ao estacionamento da Câmara
Ambulatório de Villela não tem licença da Vigilância Sanitária
Isaac Antunes é relator de processo de cassação contra Villela
Polícia Civil e MP cumprem mandados de busca e apreensão no gabinete de Waldyr Villela
Câmara garante investigar denúncias contra Villela

Waldyr, que ocupava cadeira do Legislativo de Ribeirão Preto desde 2001, teve um momento de protagonismo no ano passado, quando assumiu a relatoria de um processo que poderia ter cassado o mandato dos nove vereadores afastados pela Operação Sevandija.

Ele, porém, não cumpriu o prazo previsto pelo Conselho de Ética para notificar os acusados. Depois, A Cidade mostrou que Villela, por ser do partido de vários investigados - Samuel Zanferdini, Bebé e Genivaldo Gomes - não podia ocupar a relatoria do processo. Com isso, foi escolhido outro relator. O processo, porém, acabou paralisado por decisão da Justiça.

Na área política, ainda integrou a base de apoio ao governo da ex-prefeita Dárcy Vera - acabou sendo o único parlamentar da base governista reeleito para a Câmara na legislatura 2017/2020.


Social
Waldyr Villela tem forte atuação na área social. No portal da Câmara, é dada a seguinte descrição ao parlamentar: “Nasceu na cidade de Guará-SP. Veio para Ribeirão Preto aos 10 anos e aqui se radicou. Concluiu seus estudos até graduar-se como cirurgião dentista. Em 1955, teve intensa atividade assistencial, liderando a construção de creches e núcleos de apoio”.

A descrição segue ressaltando a atuação na área social. “Há cerca de 36 anos fundou, e é o atual presidente, do Ambulatório André Luiz, localizado no Parque Industrial Tanquinho”.

É exatamente neste ambulatório que funcionava a clínica clandestina que Villela atuava como médico, mesmo tendo formação como dentista.

Matheus Urenha / A Cidade
Medicamentos foram apreendidos pela Polícia Civil e o Gaeco no ambulatório onde atuava Waldyr Villela (Foto: Matheus Urenha/A Cidade)

 

Entenda as acusações
De acordo com inquérito da Polícia Civil e do Gaeco, Waldyr Villela é acusado de associação criminosa, exercício ilegal da profissão, uso de documento falso, peculato e corrupção ativa e passiva. As denúncias contra o parlamentar vieram à tona após reportagem do jornal A Cidade e do portal ACidade ON se passar por paciente no ambulatório no dia 26 de julho. Villela, mesmo sendo dentista, receitou remédio para exaqueca e ainda tentou aplicar uma injeção de anticoncepcional. A reportagem ainda flagrou o vereador usando o carro da Câmara para ir ao ambulatório - funcionários do gabinete de Villela também atuavam no local. Segundo informações da Polícia Civil e do Gaeco, ainda está sendo investigado se o vereador ficava com parte do salário pagos aos cinco comissionados do gabinete.


QUEM É WALDYR VILLELA
Nome: Waldyr Domingos Villela
Nascimento: Guará (SP)
Idade: 13/12/1936 (80 anos)
Estado civil: casado
Profissão: dentista
Partido: PSD
Vereador desde 2001
Votação em 2016: 3.244 votos


Pagamento suspenso
Após o afastamento de Waldyr Villela pela Justiça, a Câmara determinou a suspensão do subsídio - R$ 13 mil - que o parlamentar recebia. A Mesa Diretora determinou, na sexta-feira (11), a exoneração dos cinco comissionados do gabinete de Villela. A Câmara deve chamar já nesta semana Dadinho (PTB), que é o primeiro suplente da coligação PSD/PTB.


OUTRO LADO
Vereador diz que vai provar sua inocência

Na única aparição pública que fez nos últimos 20 dias, Waldyr Villela - que ficou afastado da Câmara 14 dias por uma cirurgia de catarata e pro problemas d pressão alta - alegou ser inocente. “Quero manifestar minha gratidão a todos que têm me dado apoio. Luto pelos menos favorecidos. Sempre fiz meu trabalho no anonimato. Estou com a consciência tranquila”, disse o vereador, afastado durante a sessão da Câmara de quinta-feira (10).


23 de agosto de 2017
É a data limite para Waldyr Villela apresentar a defesa no processo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara de Ribeirão Preto. Ele também responde sindicância no Cremesp.



    Mais Conteúdo