Isabel deixa cargo e Marcus Berzoti é o novo secretário de Governo

31/07/2015 19:57:00

Matheus Urenha / A Cidade
Isabel, Dárcy e Berzoti: troca no comando da Secretaria de Governo (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

Notícia atualizada às 13h23 em 1/8/2015

Após uma semana bastante turbulenta, marcada por briga interna no Palácio Rio Branco, a secretária de Governo, Isabel de Farias, deixou nesta sexta-feira (31) o governo da prefeita Dárcy Vera (PSD), como divulgado na última terça-feira (28) pelo A Cidade.

Na ocasião, o Executivo negou a informação sobre o pedido de demissão e a secretária declarou que “estava bem” em seu cargo.

Isabel foi substituída nesta sexta por Marcus Vinícius Berzoti, que já chegou a ocupar interinamente o cargo após a saída de Osvaldo Ceoldo, em abril deste ano.

Dárcy anunciou a troca de secretários de forma bastante tímida, bem diferente de outras ocasiões, quando fazia questão de lotar o salão nobre do Palácio Rio Branco. Desta vez, não houve troca de mimos ou choros.

 clima tenso na relação de Isabel com outros secretários, com o de Casa Civil, Luchesi Junior.
Durante o discurso, Dárcy pôs panos quentes e justificou que a saída de Isabel se deve a questões pessoais.

“Não é surpresa para ninguém que Isabel havia comprado os Estúdios Kaiser e, desde que ela começou a negociação com a venda do imóvel, ela havia dito que tinha um projeto para a área da comunicação. Se a venda fosse concretizada, Isabel não poderia ficar [na Secretaria de Governo]”, disse Dárcy.

A prefeita também afirmou que Isabel teria um prazo para implantar o seu projeto, além de ter de voltar para a administração de sua empresa em Ribeirão.

Dárcy não poupou elogios para Isabel e disse que a chegada dela ao governo foi diferenciada. “Posso dizer, com toda a certeza, que foi uma grande surpresa. Isabel é engajada, muito comprometida, dedicada, envolvida e muito destemida”.

Sobre sua saída do Executivo, Isabel afirmou que chegou com muita vontade de fazer.

Na avaliação da prefeita, a ex-secretária fez muito ao ajudar na busca de um equilíbrio das contas públicas e na viabilização de projetos para recapear 120 quilômetros de ruas e avenidas.

Sobre a escolha de Marcus para a Secretaria de Governo, Dárcy afirmou que foi técnica. O novo secretário disse que a meta é dar continuidade ao trabalho.

‘Cheguei com muita vontade de fazer’

Ao se despedir, Isabel afirmou que chegou ao governo da prefeita Dárcy “com muita vontade de fazer”.

“Os buracos da cidade eram o que me incomodava. Isso foi o que motivou eu me oferecer para trabalhar aqui”, disse.

A ex-secretária afirmou também que a operação tapa-buraco é um modelo equivocado. “O tapa buraco é um dinheiro jogado fora. Precisa repensar e precisa recuperar o pavimento”.

Isabel afirmou também que, durante todo o seu tempo no governo, buscou recursos para a recuperação do asfalto. “Eu trabalhei arduamente para montar um fundo para se destinar para o asfalto, como ocorre com a Contribuição de Iluminação. O projeto já está pronto. É só implantar até o ano que vem”.

A ex-secretária defendeu, ainda, uma articulação melhor entre as secretarias municipais e o Executivo com a população.

Convivência marcada por embates

Ao defender projetos ambiciosos para a administração pública, Isabel de Farias passou a enfrentar embates com outros aliados da prefeita Dárcy Vera, que não são simpatizantes ao seu modo de trabalho.

Entre os embates dos últimos meses, a ex-secretária travou uma queda de braço com o superintendente do Daerp, Marco Antônio dos Santos.

Isabel defendia a fusão da Coordenadoria de Limpeza Urbana com a Infraestrutura. Já Marco Antônio defende que o serviços de limpeza urbana sejam transferidos para o Daerp. O projeto da fusão foi engavetado.

A relação com o secretário da Casa Civil, Luchesi Junior, também não foi boa. Enquanto Luchesi defendia a liberação maior de verbas para os Jogos Regionais de Barretos, Isabel defendia economia e busca de alternativas para atender os aletas.



    Mais Conteúdo