Duas autoescolas são autuadas durante operação em Sertãozinho

26/11/2014 23:27:00

Detran encontrou irregularidades no registro de aulas; veículos estavam estacionados em pátio

Ronaldo Oliveira / EPTV
Equipe do Detran-SP fiscalizou autoescolas em Sertãozinho na noite de terça-feira (Foto: Ronaldo Oliveira / EPTV)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) autuou, na noite de terça-feira (25), duas autoescolas de Sertãozinho por suspeita de fraude. Durante fiscalização nos estabelecimentos, os agentes constataram alunos com aulas abertas no sistema do Detran, porém eles não estavam cumprindo as atividades com os respectivos instrutores.

Os veículos que deveriam ser utilizados durante o processo de aprendizagem estavam estacionados no pátio das autoescolas. Instrutores e alunos foram encaminhados à delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência (BO) por suspeita de inserção de dados falsos no sistema.

Em nota, o departamento informou que “as autoescolas responderão a um processo administrativo no Detran-SP para a devida apuração dos fatos e aplicação das penalidades cabíveis. Os envolvidos também poderão responder a um processo criminal na Justiça”.

Em relação aos alunos, o órgão relatou que “se comprovado que estavam agindo de forma irregular, também poderão responder na Justiça e ter o processo de habilitação suspenso”.

Operação em Ribeirão

Em Ribeirão Preto, a fiscalização ocorreu na segunda-feira (25) e uma das três autoescolas que foram fiscalizadas apresentou o mesmo problema. Uma motocicleta da autoescola que deveria estar sendo utilizada em uma aula estava estacionada no estabelecimento. Um BO foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil.

A operação contou com a participação das equipes de auditoria interna e da diretoria de habilitação do órgão. E deverá se repetir.

“As fiscalizações de autoescolas são e continuarão realizadas permanentemente pelo Detran-SP em todo o Estado, sem prévio aviso para não prejudicar as ações”.



    Mais Conteúdo