Roubos de veículos crescem 30% em Ribeirão

26/03/2015 12:30:00

Em comparação com o primeiro bimestre do ano passado, crimes tiveram queda de 41% neste ano

O número de roubos de veículos cresceu 30% entre os meses de janeiro e fevereiro, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados ontem. Em fevereiro, foram 91 ocorrências contra 70 em janeiro.

Na soma dos dois meses já são 161 veículos roubados neste ano. O número, porém, é 41% menor do que registrado no primeiro bimestre de 2014, quando 273 veículos foram levados.

Para o especialista em segurança pública, José Vicente da Silva, é necessária uma intervenção imediata na prevenção aos roubos de veículos, já que Ribeirão Preto não acompanhou a redução deste tipo de crime constatada em todo o Estado.

“Quando você tem o aumento do roubo de veículos é muito mais preocupante, pois é um crime que implica em uma ação de violência. É preciso dedicar mais tempo de monitoramento neste indicador”, afirma o consultor, que já ocupou o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública.

Em nota, a Polícia Militar diz que aumentou o patrulhamento na cidade para coibir a ação dos assaltantes. “Reforçamos o policiamento através da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho) que acrescenta aos policiais em serviço”.

Por outro lado, os dados da SSP revelam uma queda no número de furtos de veículos. Em fevereiro foram 158 ocorrências contra 184 em janeiro, uma queda de 14%.

Outro indicador que também apontou queda foram os furtos, 889 casos em fevereiro e 932 no primeiro mês do ano, redução de 4%.

arte/ a cidade
 

Repressão
O A Cidade solicitou, por meio da Secretaria de Segurança Pública, entrevista com o delegado João Osinsk Júnior para ele informar as ações que a Polícia Civil tem feito para reprimir o roubo a veículo, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Sertãozinho registrou mês violento
Em Sertãozinho, após um janeiro sem assassinatos, a cidade registrou três homicídios em fevereiro. Esse mesmo número de mortes dolosas só havia sido registrada na cidade em maio de 2013.

Os casos de tentativa de homicídio também apresentaram alta. Foram cinco ocorrências no primeiro bimestre deste ano, contra apenas uma no mesmo período do ano passado.

Produtividade
Os dados divulgados pela SSP, mostram que no primeiro bimestre deste ano 445 pessoas foram presas em Ribeirão e Sertãozinho e 50 armas de fogo foram apreendidas nos dois municípios no período.

As polícias Civil e Militar também recuperaram 330 veículos furtados e roubados nas cidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho.



    Mais Conteúdo