Operação Curupira: Gaeco apura fraude em fiscalizações da Cetesb

15/08/2018 14:00:00

Suspeita é que gerente da companhia fraudava fiscalizações ambientais e se associava a pessoas que não pertenciam a administração pública

 

Polícia Militar participou da Operação Curupira (Foto: Reprodução EPTV)

Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta quarta-feira (15), durante a Operação Curupira por agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) em três cidades paulistas, incluindo Ribeirão Preto.  

A suspeita é que o gerente regional da Cesteb, em Franca, Evandro Gaiade Fisher, tenha fraudado fiscalizações ambientais e se associado a pessoas que não pertencem a administração púbica.  

Documentos e relatórios possivelmente enganosos foram apreendidos na residência dela e na sede da estatal. O teor do que foi encontrado ainda não foi divulgado. 

Três diligencias ocorreram em São Paulo, uma em Ribeirão e os outros na cidade origem da ação. O Ministério Público relatou, ainda, que outro fato grave foi descoberto durante a investigação: técnicos da companhia faziam relatórios de forma correta, com análise de todos os dados, mas o gerente interferia e até evitava punições às empresas que eram alvos.  

Evandro foi detido sob medida cautelar de afastamento do cargo e processado por associação criminosa e vantagens indevidas.  

Outro lado  

Por meio de nota, a direção da Cetesb disse que está apurando os fatos e a extensão dessa corrupção em Franca para adotar as medidas necessárias e colaborar com a Justiça.



    Mais Conteúdo