Melhor do Brasil: ranking põe Unicamp à frente da USP

18/10/2017 17:27:00

É a primeira vez que a QS põe a instituição campineira como a melhor do país

Denny Cesare/Codigo19
No centro, reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. Foto: Denny Cesare/Codigo19

A edição de 2018 do QS University Rankings: América Latina colocou a Unicamp no segundo lugar geral, na frente da Universidade de São Paulo (USP).

A USP caiu da 1ª para a 3ª posição, dando lugar para a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que foi nomeada a melhor universidade da América Latina pela primeira vez desde 2013.

Tanto a Unicamp como a USP atingiram ótimas notas nos indicadores de reputação da QS – Reputação Acadêmica e Reputação entre Empregadores - mas a análise da QS, utilizando dados oficiais da base de dados Scopus, revelou que as pesquisas produzidas pela Unicamp têm apresentado maior impacto nos últimos cinco anos.

A Unicamp atingiu a nota 87.8/100 no indicador Citações por Artigo Acadêmico, que calcula a qualidade média das pesquisas produzidas por cada universidade. A USP recebeu a nota 79.1/100 nesse mesmo indicador.

Ambas as universidades atingiram a nota máxima 100/100 no indicador de citações por docente – que mede a produtividade das pesquisas. Essa é uma razão que levou a Unicamp a chegar na primeira posição no Brasil.

Além disso, a Unicamp também apresentou uma melhora na proporção entre o número de alunos e docentes.

O Brasil domina o top 10, com quatro universidades nas principais posições. Além da Unicamp e da USP, aparecem a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (que caiu do 5º para o 7º lugar) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp (que subiu do 12º para o 10º lugar).

Para o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o levantamento aponta a força das universidades públicas paulistas. "É sempre uma satisfação ver a Unicamp bem posicionada nos rankings. O resultado mostra, mais uma vez, a força do sistema de universidades públicas do Estado de São Paulo, apontando as três universidades paulistas no TOP 10".

 

(Com informações do Jornal da Unicamp)



    Mais Conteúdo