Aproveite os descontos quentes no fim do inverno

23/07/2014 10:29:00

Preços chegam a ficar 70% mais baratos; pesquisa ajuda cliente a encontrar melhores promoções

Lucas Mamede / Especial
Em loja de artigos esportivos movimento aumenta (foto: Lucas Mamede / Especial)

A dois meses para o fim do inverno, as vitrines das lojas do Centro e dos shoppings da cidade já mostram descontos de até 70% para a troca de coleção. Quem ganha com isso é o consumidor, que pode aproveitar os preços atrativos em diversos segmentos.

Na loja MG Sports, de artigos esportivos, a faixa “Liquidação Espetacular” ajuda a atrair a atenção do consumidor. “Estamos com ótimos preços em tênis, agasalhos e camisas até o final do mês. Os descontos variam de 10% a 70%”, afirma o vendedor Franklin Wilian José de Souza. Segundo ele, a loja costuma fazer promoções rotativas. “As liquidações aquecem as vendas, tanto é que calculamos um aumento de 15%”, diz o vendedor. “Sempre tem aquele cliente que espera as promoções para vir e comprar”, completa.

A professora Ana Carolina Marques, de 28 anos, não é dessas clientes que esperam as liquidações, mas confirma que os descontos são sempre um atrativo a mais. “Se passo por uma loja, vejo uma peça de que gosto e está em promoção, aproveito para comprar. É melhor ainda”, diz.

Para ela, as liquidações de inverno são boas para adquirir peças que podem ser usadas durante o ano todo. “Alguns produtos não valem a pena comprar, mesmo com preços bons, porque aqui, em Ribeirão Preto, o inverno não é rigoroso”, ressalta.

Já a costureira Maria Abadia de Paula, de 56 anos, assume que, durante as promoções, costuma até a comprar por impulso. “Quando o preço está muito bom e o desconto é real, acabo aproveitando e compro sem precisar tanto da peça”, confessa.

Por isso, o economista Edgard Monforte Merlo, especialista em varejo e professor da FEA/USP em Ribeirão Preto, orienta o consumidor a ter cautela nas compras e, mesmo com as promoções, pesquisar para encontrar os melhores preços. “Só é vantajoso se tiver um bom desconto”, avisa.

Liquidação ajuda no aumento das vendas das lojas

Muitos consumidores aproveitam as liquidações de inverno para renovar o guarda-roupa. “Já outros acabam comprando itens para o próximo ano”, diz Milton Bueno, gerente de marketing da Alô Bebê.

A loja especializada em produtos infantis fará uma promoção nos próximos dias em que toda a coleção de inverno estará com preços especiais – até 40% de desconto. “Esta liquidação acontece duas vezes ao ano: uma no inverno, que é esta, e outra no verão”, explica.

Segundo ele, o objetivo é limpar os estoques para a troca de coleção. “Com o desconto real de até 40%, o resultado é muito positivo, já que a liquidação aumenta as vendas em cerca de 60%”, afirma.

Bueno conta que, durante as liquidações, os consumidores pediam descontos nos brinquedos e nos itens para enxovais. “Neste ano, resolvemos fazer um teste e colocamos estes produtos com descontos de até 30%. A expectativa é grande, pois esperamos um aumento real nas vendas destes itens”, diz.



    Mais Conteúdo