Pessimismo é o pior desde 2009, diz pesquisa

24/04/2014 11:47:00

Executivos estão menos otimistas em relação à perspectiva de faturamento maior nos próximos meses

Arte / Jornal A Cidade
Estudo foi divulgado ontem e é da Acirp e da Fundace. (Arte: Jornal A Cidade)

Uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) mostra o pior índice de expectativa dos empresários desde junho de 2009.

A pesquisa, realizada em março deste ano com expectativas de negócios para os seis meses seguintes, revela que em uma escala de 0 a 100 o índice ficou em 64 pontos. Desde 2009 esse é o pior resultado demonstrado pela pesquisa.

A expectativa para os próximos seis meses também ficou com um dos índices mais baixos nesse mesmo período, com 77,5 pontos.

Segundo o economista Fred Guimarães, da Acirp, os principais motivos para a redução da confiança empresarial dizem respeito a falta de perspectiva de longo prazo, especialmente a queda do faturamento das empresas e a falta de perspectiva positiva com os rumos da política econômica.

“Um condicionante relevante nesse período de análise foi o resultado abaixo do esperado em termos de faturamento no final de 2013. Somados a isso, a inflação do primeiro trimestre do ano alcançou cerca de 2,34%, média de 0,77%, resultado bem superior a média de doze meses que se posiciona em 0,30%”, explica.

Com a Copa do Mundo e o período de eleição, o empresário também está menos otimista com as vendas e a expectativa de crescimento.

“O que atrapalha também é que o capital está mais caro”, comenta ele.

“Considerando o custo de capital de giro num intervalo de doze meses em relação aos grandes bancos, houve aumento na taxa anual em média”, complementa.

 



    Mais Conteúdo