Empresário de São Carlos é o único brasileiro a participar de missão aeroespacial

21/11/2014 11:47:00

Ex-aluno da USP de São Carlos foi o responsável pela área de simulação de perturbações durante o pouso

Arquivo pessoal
Engenheiro de São Carlos foi o único brasileiro a participar da missão (Foto: Arquivo pessoal)

A missão Rosetta, desenvolvida pela Agência Espacial Alemã teve a participação especial de um brasileiro. Lucas Fonseca, empresário do setor aeroespacial e que se formou na primeira turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia da Usp de São Carlos, esteve no projeto da missão.

O engenheiro trabalhou no desenvolvimento de cenários que o módulo de pouso poderia enfrentar durante a descida e também participou do desenvolvimento de modelos matemáticos para predizer a reação do módulo nas perturbações encontradas no ambiente espacial. "O meu trabalho era bem específico, praticamente só eu trabalhava com essa parte de simulação de perturbações durante o pouso'', disse.

No departamento de pouso, trabalharam apenas nove pessoas, incluindo Fonseca. Na semana passada, o módulo Philae, liberado pela a sonda espacial Rosetta depois de 10 anos em órbita, pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que se locomovia a uma velocidade de 135 mil km/h.

A sonda Rosetta foi lançada em 2 de março de 2004 e viajou 6,4 bilhões de quilômetros através do Sistema Solar antes de chegar ao cometa, em 6 de agosto de 2014.

(ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA/Divulgação)
Sonda Rosetta foi lançada no início de 2004 (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/ UPD/ LAM/ IAA/ SSO/ INTA/UPM/DASP/IDA/Divulgação)

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello.

 



    Mais Conteúdo