Greve na USP pode ser encerrada nesta quarta

17/09/2014 11:51:00

Conselho universitário aprovou abono salarial proposto pelo Sintusp

Lucas Mamede / Especial
Paralisação de servidores na USP começou no dia 27 de maio (Foto: Lucas Mamede/Especial)

A greve dos funcionários da Universidade de São Paulo (USP), que acontece em Ribeirão Preto há 114 dias, pode ser encerrada nesta quarta-feira (17). Na terça (16), o conselho universitário aprovou em São Paulo o pagamento do abono salarial retroativo.

Com a decisão, os servidores vão receber o aumento salarial acumulativo desde maio. A USP queria pagar a diferença a partir de janeiro de 2015. O reajuste foi feito com base na inflação.

Uma reunião entre representantes da universidade e do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) será realizada às 16h desta quarta, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo. O diretor do Sintusp Ribeirão, Luis Ribeiro, se mostrou otimista com o término da greve.

No entanto, há ainda um impasse sobre a reposição do tempo de paralisação, já que inicialmente a USP queria que fosse feita em horas. "É impossível imaginar que você vai repor 114 dias, que em alguns casos daria mais de 800 horas de trabalho", explicou Ribeiro em entrevista à CBN Ribeirão

"O que a gente propõe é repor o trabalho que ficou acumulado", acrescentou o diretor do Sindicato, afirmando que as outras greves foram resolvidas dessa maneira. O TRT ainda pode determinar que a USP arque com uma multa retroativa de R$ 30 mil por dia pelo não pagamento do vale-refeição.

Na quarta (10) passada foi feita a primeira reunião no Tribunal, que terminou sem nenhuma resolução.



    Mais Conteúdo