Postagem em página do Procon provoca demissão

31/07/2014 12:00:00

Publicação em rede social coloca prefeitura na berlinda e gera crise

Uma postagem feita pelo Procon de Ribeirão Preto em sua página no Facebook ontem, com a reprodução de uma reportagem antiga, desfavorável ao deputado Baleia Rossi (PMDB), que busca uma vaga na Câmara dos Deputados, vai causar uma demissão no órgão.

Considerado de confiança do coordenador do Procon, Paulo Garde, o funcionário é ligado ao PPS e faria campanha na cidade para um deputado “forasteiro”.

Por meio de nota oficial, a prefeitura diz que o rapaz foi afastado imediatamente de suas funções. Mas, em entrevista ao A Cidade ontem à noite, Garde já adiantou que o funcionário será demitido.

A polêmica envolvendo a postagem sobre Baleia começou quando o Procon postou no Facebook informações sobre liquidações no comércio.

Ao ilustrar o texto, o funcionário postou a foto que reproduz a manchete de uma reportagem de 1992 envolvendo cassação pela Justiça Eleitoral do mandato de Baleia por “abuso de poder econômico”. Na época, Baleia era vereador em Ribeirão Preto.

Reprodução / Facebook
Reprodução da postagem feita no Facebook do Procon de Ribeirão Preto

Baleia quer apuração
Sobre o caso, Baleia vai registrar um boletim de ocorrência. Uma representação contra o Procon de Ribeirão será feita também no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

“Não posso aceitar esse tipo de jogo baixo da política. A pessoa que fez isso deve pagar. Uma ação dessas tem um responsável. E a minha busca pela Justiça é para achar esse responsável”, disse o peemedebista.

Sobre o caso envolvendo o processo de cassação ocorrido em 1992, Baleia disse que é fato superado. “Eu já ganhei em trânsito em julgado. Ganhei em todas as instâncias”, diz.

Após a postagem polêmica, o coordenador do Procon a excluiu da página. Ele também confirmou a ligação do funcionário com o PPS e afirmou que ele tinha a foto da postagem em um arquivo.

O Procon postou um pedido de desculpas ainda no período da tarde. A página saiu da rede social à noite e não tem data para voltar. A prefeitura informou que são proibidas postagens envolvendo política.

‘Foto estava em pen-drive de rapaz’

O coordenador do Procon confirma que a imagem postada sobre o deputado Baleia Rossi estava num pen-drive do responsável pela atualização da página do órgão no Facebook. 

“A foto ‘pulou’ para a rede. Ele não sabe explicar como”, disse Paulo Garde. 

A ligação do rapaz com o PPS também já era conhecida. 

“Eu sabia. Como ele mesmo falou para o delegado, ele é um ‘ser político’. Então, como ele gosta de política, gosta de saber das coisas. Ele tem foto de todo mundo”, afirma o coordenador do Procon, que não vê relação entre a postagem sobre Baleia e  o PPS.

Paulo Garde e a Prefeitura não divulgaram o nome do funcionário. 

Comenta-se que na página dele, no Facebook,  a foto principal é a do deputado “forasteiro”. 

Ele também é apontado por alguns como presidente da Juventude do PPS. 

Paulo Garde diz que funcionário será demitido

Em entrevista ao A Cidade, o coordenador do Procon disse que o funcionário será punido.  “Vai ser demitido, lógico”, diz Garde.

Pelo trâmite normal, o rapaz foi afastado imediatamente do órgão até que uma sindicância interna seja concluída. “Vai ser demitido, paciência. No fim, está demitido, com certeza”, reafirma Paulo.

O coordenador do Procon informa que também registrou um boletim de ocorrência sobre o fato. 

Por meio de nota oficial, o Executivo diz que é terminantemente proibida a postagem envolvendo questões políticas partidárias em qualquer página da prefeitura.

“A página do Facebook da instituição será retirada do ar temporariamente para ser feita uma varredura nas publicações”, esclarece.

 

 



    Mais Conteúdo