Vendas no comércio registram alta de 1,36% no mês de janeiro

23/02/2018 09:11:00

Setor de móveis teve o melhor desempenho, enquanto lojas de calçados e óticas apresentaram queda no início do ano


Bom início: Desempenho em janeiro dá esperança de um bom ano para o comércio de Ribeirão Preto (foto: Matheus Urenha / A Cidade)

E não é que 2018 começou com um novo fôlego para o varejo de Ribeirão Preto? Isso porque, em janeiro, as vendas registraram um crescimento médio de 1,36% em comparação com o mesmo período do ano passado.  

É o que aponta a Pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp).  

Entre as empresas entrevistadas para a pesquisa, 52,1% consideraram que venderam mais em janeiro de 2018, enquanto 41,6% disseram o contrário e, 6,3% declararam operações equivalentes nos dois meses citados.

Setores  

Entre os setores pesquisados, a maioria relatou aumento nas vendas. O melhor resultado foi apresentado por móveis (4,40%), seguido por cine/foto (2,99%), livraria/papelaria (2,26%), tecidos/enxoval (1,85%), vestuário (1,84%), eletrodomésticos (0,81%) e presentes (0,51%). 

Na outra ponta da pesquisa, os segmentos que tiveram quedas de vendas em Ribeirão Preto no primeiro mês do ano foram calçados (2,08%) e ótica (0,32%). 

   
Desempenho dos empregos  

Com relação ao emprego, em janeiro deste ano houve uma redução média no número de vagas de trabalho (-1,55%). Entre as empresas ouvidas, 91,6% mantiveram seus quadros funcionais no período, enquanto 6,3% demitiram e, 2,1% contrataram.  
Com relação aos setores, três deles reduziram seus quadros no período, são eles: cine/foto (12,50%), tecidos/enxoval (0,91%) e livraria/papelaria (0,52%). 

Vagas  

-1,55% foi a redução média no número de vagas de trabalho nos estabelecimentos comerciais de Ribeirão Preto no mês de janeiro, segundo pesquisa do Sincovarp 

Análise  

Dados apontam início do período de recuperação 

"Janeiro, tradicionalmente, não é um mês de muitas vendas para o varejo de Ribeirão Preto, pois são férias escolares e muitas pessoas viajam e deixam de consumir na cidade. Por isso, o resultado demonstra um movimento importante, ainda mais quando observamos que o crescimento, embora pequeno, tenha ocorrido na maioria dos setores pesquisados. Estamos longe dos volumes de vendas atingidos entre 2010 e 2012 e após esse período entramos em uma recessão. Mas, agora, estamos iniciando um movimento de recuperação e, ao que tudo indica, o caminho será lento, mas esperamos que, desta vez, seja duradouro."

 



    Mais Conteúdo