Na Catedral, prefeito anuncia que feriado de São Sebastião será mantido

16/12/2017 11:22:00

Integrantes do Executivo e Legislativo participaram de missa nesta sexta (15); leia carta da prefeitura sobre o feriado

Divulgação
Prefeito Duarte Nogueira fez o anúncio na Catedral; clique na imagem para abrir galeria (Foto: Divulgação)

 

ATUALIZADA EM 19/12 ÀS 22H46

O feriado de São Sebastião, comemorado no dia 20 de janeiro, será mantido pela Prefeitura de Ribeirão Preto. Foi isso que anunciou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que foi pessoalmente à uma missa na Catedral, na noite desta sexta-feira (15). Também participaram o presidente da Câmara, Rodrigo Simões (PDT), e o vereador João Batista (PP). 

VEJA GALERIA DE FOTOS

O pedido para acabar com o feriado partiu da classe empresarial da cidade. São Sebastião é padroeiro de Ribeirão Preto e data é feriado desde 2010 - lei do ex-vereador Coraucci Netto (PSD). Na semana passada, o vereador Jean Corauci (PDT), e o pai, Coraucci Netto, tinham se posicionado contra o fim do feriado.

Antes da missa

Além de anunciar a manutenção do feriado, integrantes da Transerp também estiveram na sexta (15) na Catedral explicando aos fieis as mudanças de itinerário de ônibus visando a preservação da Catedral Metropolitana e do Palácio Episcopal - há um consenso nos integrantes da Igreja que o trânsito pesado no entorno está prejudicando os prédios históricos.

LEIA MAIS

Ribeirão Preto pode ficar sem o feriado de São Sebastião

Prefeitura vai mudar itinerários para preservação da Catedral de Ribeirão Preto

A mudança das linhas de ônibus foi divulgada antecipada com exclusividade pelo ACidade ON no dia 2 de dezembro. Trata-se de um pedido antigo do padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, pároco da Catedral. No governo anterior, da ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido) não houve acordo. Mas a situação mudou na atual gestão.

Eleição da Mesa tem papel decisivo

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Ribeirão Preto teve papel decisivo na manutenção do feriado de São de São Sebastião. O pedido da classe empresarial chegou ao prefeito Duarte Nogueira através do vereador Fabiano Guimarães, do Democratas (DEM).

E foi justamente o DEM que impôs a derrota para o grupo governista na disputa da Mesa. Fabiano Guimarães e André Trindade, ambos do DEM, optaram por votar na chapa da oposição, atitude decisiva no placar de 15 a 12. Igor Oliveira (PMDB) foi eleito presidente, Orlando Pesoti (PDT) o vice, Alessandro Maraca (PMDB) o segundo vice, Lincoln Fernandes (PDT) o primeiro secretário e o Fabiano Guimarães o segundo secretário.

De acordo com conversas de bastidores, o governo desistiu de comprar uma possível briga com a Igreja sobre o feriado santo para defender um pedido de Fabiano Guimarães.

Para acabar com o feriado, a Câmara teria que alterar a Lei 11919/2009, que instituiu Sexta-feira da Paixão, 19 de junho (aniversário de Ribeirão), Corpus Christi e 20 de janeiro com os quatro feriados municipais. Por Lei Federal, cada município pode decretar quatro feriados ao longo do ano.

Prefeitura

Veja abaixo carta da Prefeitura de Ribeirão Preto sobre o feriado:

"A respeito da reportagem 'Na Catedral, prefeito anuncia que feriado de São Sebastião será mantido', a administração municipal informa que em nenhum momento o prefeito Duarte Nogueira foi procurado por qualquer parlamentar para tratar do assunto do feriado religioso de São Sebastião. Assim como não ocorreu qualquer pedido de entidades. Também esclarece que a manutenção da data nada tem a ver com a eleição da Mesa da Câmara, uma vez que a reunião na catedral já estava agendada muito antes da votação que escolheu os integrantes da Mesa Diretora. Há ainda que esclarecer que em questionamentos anteriores, feitos pela imprensa, a prefeitura respondeu não ter recebido qualquer solicitação de revogação da lei que criou o feriado".

Veja a lista dos feriados de 2018

- Confraternização Universal – 1º de janeiro (Segunda)

- São Sebastião – 20 de janeiro (sábado) Municipal

- Carnaval – 13 de fevereiro (terça)

- Paixão de Cristo – 30 de março (sexta)

- Páscoa – 1º de abril (domingo)

- Tiradentes – 21 de abril (sábado)

- Dia do Trabalho – 1º de maio (terça)

- Corpus Christi – 31 de maio (quinta)

- Aniversário de Ribeirão Preto – 19 de junho (terça)

- Data Magna do Estado – 9 de julho (segunda)

- Independência do Brasil – 7 de setembro (sexta)

- Nossa Senhora de Aparecida – 12 de outubro (sexta)

- Finados – 2 de novembro (sexta)

- Proclamação da República – 15 de novembro (quinta)

- Natal – 25 de dezembro (terça)

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto



    Mais Conteúdo