Walter Feloni, o Alemão, cita 5 pontos que mais gosta no Centro

12/12/2017 08:04:00

Alfaiate trabalha na região central há 66 anos, sendo 60 destes no Edifício Diederichsen

Weber Sian / A Cidade
O alfaiate Walter Feloni, o Alemão (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

O alfaiate Walter Feloni, o Alemão, de 80 anos, sempre foi um apaixonado pelo Centro de Ribeirão Preto. “Trabalho como alfaiate na região central há 66 anos. Sendo que, 60 destes, no Edifício Diederichsen”, conta. Alemão conta que, quando chegou ao Centro – aos 14 anos –, só havia o Edifício Diederichsen e o Quarteirão Paulista. Por isso, é testemunha da enorme transformação e desenvolvimento do local. “Vi o Centro ser construído”, diz. Saudosista, o alfaiate afirma que, por mais apaixonado que seja pela região, lamenta o fato das pessoas não irem mais ao Centro para passear, como acontecia antigamente. “As pessoas vinham ao Centro, passeavam e traziam os filhos para brincar na Praça XV”, recorda. Em meio às memórias dos tempos áureos, Alemão citou os cinco pontos que mais gosta no Centro de Ribeirão Preto. 

Milena Aurea / A Cidade
Biblioteca Altino Arantes fica na rua Duque de Caxias, 547 (foto: Milena Aurea / A Cidade)

 

Biblioteca Altino Arantes
O local de boa leitura e preservação da memória de Ribeirão Preto é um dos preferidos de Alemão. “Frequentei muito a biblioteca. É um lugar muito bonito e aconchegante e um prédio famoso da cidade”, comenta o alfaiate, que conta que quando suas filhas estudavam ia ao local para encontrar os livros que precisavam.

Mastrangelo Reino / A Cidade
Cafeteria é ponto de encontro no Centro (foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

 

Única Cafeteria
Considerada a cafeteria mais tradicional de Ribeirão Preto, com 80 anos de história, é um dos locais preferidos do alfaiate. “A Única é especial, pois foi lá que conheci minha esposa. Ela trabalhava na cafeteria e eu a olhava de longe”, conta. “Hoje, já completamos 56 anos de casados”, reforça.

F.L. Piton / A Cidade
Praça XV de Novembro (foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

Praça XV
Nas melhores lembranças do alfaiate a Praça XV sempre está presente. Segundo ele, era lá que as famílias iam passear aos sábados e traziam seus filhos para brincar. “Gostava muito de passear em volta da fonte”, lembra.

F.L. Piton / A Cidade
Theatro Pedro II (foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

Theatro Pedro II
O teatro, que é a principal referência cultural de Ribeirão Preto, é um dos lugares preferidos de Alemão. “Desde jovem frequento o Thetro Pedro II, desde a época que o local era um cinema”, conta. “Adora ir assistir aos seriados e filmes de faroeste. Era uma delícia”, completa.

Milena Aurea / A Cidade
Choperia virou parada obrigatória em Ribeirão Preto (foto: Milena Aurea / A Cidade)

 

Choperia Pinguim
“Gosto muito do Pinguim e frequento o local desde o primeiro, que ficava no Edifício Diederichsen, em frente ao que existe hoje”, afirma. “O chope é muito bom e merece a fama que tem”, completa Alemão, sobre uma das mais famosas e tradicionais choperias do Brasil.
 



    Mais Conteúdo