Adaptação ao horário de verão vai além da mudança no relógio

14/10/2017 15:06:00

Na virada deste sábado (14) para domingo (15), o horário de verão começa a valer; portanto, adiante os relógios em 1 hora

Pixabay
Foto: Divulgação

 

Desde semana passada, o frentista Pedro Afonso Ferreira da Silva, 19 anos, começou a se preparar para o horário de verão, que entra em vigor na virada deste sábado para o domingo.

“Já estou indo dormir meia hora mais cedo, justamente para me adaptar”, conta Pedro, que diz já ter dificuldades para cair no sono. A mudança no relógio – que será adiantado em 1h – só agrava. “Levo semanas para conseguir pegar o ritmo novamente.”

O neurologista Carlos Maurício Almeida, pós-graduando na USP Ribeirão e especialista em medicina do sono, compara o impacto do horário de verão ao efeito do jet lag - o estresse físico e mental de quem faz viagens internacionais com mudança de fuso-horário.

“Há uma mudança repentina do horário ambiental, mas o nosso relógio biológico se adapta paulatinamente”, diz.

Ele explica que, em média, levamos 24h para começarmos a nos adaptar e dá dicas para amenizar os impactos da mudança, como adotar uma alimentação leve hoje (leia mais no quadro à direita).
Carlos ressalta que a luz clara é “o principal fator de readaptação” e orienta, nos primeiros dias, o contato com a claridade logo após acordar.

Cada pessoa tem um período próprio de adaptação. Crianças e idosos, segundo o neurologista, levam mais tempo. Quem já tem insônia ou distúrbios do sono são mais prejudicados. Em alguns casos é necessário, inclusive, acompanhamento de um médico especializado.

Problemas no sono podem resultar em mudanças no humor, no apetite e na disposição.

QUANDO DEVE COMEÇAR
Amanhã, 15 de outubro, até dia 17 de fevereiro de 2018

O QUE É
Medida que adianta em 1 hora os relógios, com o objetivo de aproveitar a luz do sol por mais tempo e economizar energia elétrica

HISTÓRICO
Foi implementado pela primeira vez no Brasil em 1931. Desde 1985, é adotado, anualmente, com mudanças apenas nos estados de abrangência. Atualmente, é válido para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (dez estados e o Distrito Federal).

COMO FUNCIONA
Na virada deste sábado (14) para domingo (15), adiante os relógios em 1 hora.

QUANDO É ENCERRADO
Na noite de 17 de fevereiro de 2018 (o relógio volta paras às 23h quando der meia-noite)
 



    Mais Conteúdo