Uma pessoa é picada por escorpião a cada dois dias em Ribeirão

14/08/2017 18:44:00

Somente neste ano, foram 82 acidentes do tipo com adultos, adolescentes ou crianças

Milena Aurea / A Cidade
Mateus Segato, que já foi picado por um escorpião, relata que, em um único dia, chegou a pegar cinco dentro de casa (Foto: Milena Aurea/ A Cidade)

 

Uma pessoa é picada por escorpião a cada dois dias em Ribeirão Preto. Levantamento divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde a pedido do ACidade ON aponta que, somente neste ano, foram 82 acidentes do tipo com adultos, adolescentes ou crianças.

O técnico em informática Mateus Domingos Segato, 23 anos, é uma das pessoas que engrossa a estatística das vítimas dos escorpiões na cidade. “Eu fui picado em março deste ano. O bicho estava em um vão da porta e, quando passei, fui picado no pé esquerdo. Corri para o hospital em busca de atendimento médico. Comecei a sentir forte dor na perna, que só parou depois de sete horas”, conta o rapaz, que mora no Planalto Verde.

Mateus relata que, em um único dia, chegou a pegar cinco escorpiões dentro de sua casa. Até mesmo a cadela Princesa, da raça pinscher, ajuda a família na missão para encontrar os escorpiões.

A suspeita é que os bichos saem de uma pracinha em frente da casa da família de Mateus, que fica na avenida Alceu de Paiva Arantes. Apesar de ter feito reclamação na prefeitura, o técnico em informática diz que nenhum agente da saúde esteve no local para averiguar a situação.

O escorpião encontrado é da espécie amarela, o tipo mais perigoso. A picada causa dor e dormência no local, vômitos, suor e até arritmias.

Notificações

A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde realizou neste ano 231 notificações de aparecimento de escorpiões – o que equivale a 73,8% dos 313 notificações realizadas em todo o ano de 2016.

Por meio de nota oficial, a Vigilância Ambiental explicou que o clima da cidade – caracterizado como tropical semiúmido e apresentar temperaturas altas no decorrer de todo o ano –, favorece o aparecimento dos animais.

“É necessário controlar as populações de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, já que a erradicação dessa espécie não é possível nem viável. A intervenção para o controle consiste na busca ativa em todo e qualquer imóvel, sendo necessário o uso de equipamentos de segurança”, consta em nota.

Controle químico

A Vigilância Ambiental disse que o controle químico não funciona no combate aos escorpiões, já que o hábito desses bichos é de se abrigarem em frestas de parede, pilhas de tijolos, madeiras, rachaduras de solo.

Dicas de como combater os escorpiões

- Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar

- Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entregá-los para o serviço de coleta

- Limpar terrenos baldios situados a cerca de 2 metros das redondezas dos imóveis

- Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados

- Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil

- Remover periodicamente materiais de construção acumulados ou armazenados

- Preservar os inimigos naturais dos escorpiões (corujas, pequenos macacos, lagartos e gansos)

- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros das residências

- Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões

- Rebocar paredes externas e internas e muros para que não apresentem vãos ou frestas

- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha

- Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas

- Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques

- Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados


 



    Mais Conteúdo