Ribeirão Preto e Jardinópolis disputam final estadual de competição de robótica

07/12/2016 18:18:00

Oitava edição do Torneio Sesi será decidida nesta quarta-feira (7), em Presidente Epitácio

Silva Junior / ME
Sesi de Ribeirão também capacitou alunos em robótica (Foto: Silva Junior / ME)

 

Competição terá a participação de 258 alunos e será realizada dias 6 e 7 de dezembro. Os melhores times do estado se classificam para a Etapa Nacional do torneio, em março de 2017, em Brasília.

Após nove seletivas regionais, que reuniram 972 alunos de todo o estado, a oitava temporada do Torneio Sesi-SP de Robótica, categoria FLL (First Lego League), terá sua final nesta quarta-feira (7) em Presidente Epitácio, e tem a presença de duas equipes da região: Ribeirão Preto e Jardinópolis.

As equipes que obtiverem os primeiros lugares na competição estadual terão o direito de participar da Etapa Nacional, em março de 2017, em Brasília. Depois, os melhores do país se credenciam para a disputa de torneios internacionais.

A cada temporada, além de construir e programar robôs, os alunos são desafiados a desenvolver um projeto de pesquisa que ofereça solução prática e inovadora para um problema do mundo real. Este ano, a FLL tem como tema Aliados Animais. A ideia é incentivar os alunos a desenvolver projetos com o objetivo de melhorar a forma como seres humanos e animais interagem um com o outro, como sistemas de proteção a ameaçados de extinção, ordenhas automatizadas e condução de deficientes visuais por meio de cães-guia.

Durante a competição, o momento mais animado é quando os robôs entram em ação. Conhecida como Desafio do Robô, essa etapa exige que os estudantes construam e programem um robô autônomo, capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.



    Mais Conteúdo