Bazar arrecada fundos para reabilitação de mulheres com câncer de mama

07/12/2016 11:37:00

Grupo de apoio proporciona reabilitação física e emocional no campus da USP de Ribeirão Preto

F.L.Piton / A Cidade
Grupo prepara doces e artesanatos para vender durante o bazar (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

O Rema (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas) da EERP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo) realiza, nesta sexta-feira (9), um bazar para arrecadar fundos para a entidade.

Doces e artesanatos serão vendidos a partir das 9h, no Laboratório Saúde da Mulher, no prédio Cecília Puntel da EERP, no campus da USP (avenida Bandeirantes, 3.900).

Criado em maio de 1989, o grupo de apoio Rema surgiu com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres com câncer de mama. "Nós víamos que as pacientes tinham outras necessidades além dos cuidados que elas recebiam no serviço clássico", conta a coordenadora do programa, Ana Maria de Almeida.

Com isso, o HC passou a oferecer exercícios físicos às mulheres mastectomizadas e rodas de conversas para as pacientes exporem seus problemas e discutirem maneiras de amenizar os efeitos do câncer de mama. "Elas podem falar da doença e das dificuldades que elas enfrentam. Isso as ajuda a lidar com a doença e se adaptar às suas atividades diárias", destaca Ana Maria.

Segundo a enfermeira Maria Antonieta Spinoso Prado, 58 anos, o Rema proporciona às mulheres reabilitação física e emocional. "Damos orientações de autocuidado e incentivamos a prática rotineira de exercícios para que elas tenham mais qualidade de vida", afirma.



    Mais Conteúdo