Em menos de 2 dias de campanha, vacina esgota em 21 postos de Ribeirão Preto

03/05/2016 09:20:00

No fim da tarde desta segunda-feira, somente cinco unidades de saúde ainda tinham doses disponíveis contra a gripe

Weber Sian / A Cidade
Adélia Couto considera absurdo faltar vacinas (Foto: Weber Sian / A Cidade)

A alta procura fez a vacina contra gripe se esgotar em pelo menos 21 postos de saúde ontem em Ribeirão, no segundo dia de imunização – a campanha teve início no último sábado.

Segundo levantamento feito pelo A Cidade, ontem no final da tarde havia doses disponíveis somente em cinco unidades. Até as 10h de ontem, 25.361 pessoas haviam tomado a vacina.

Na última quinta-feira, o secretário municipal de Saúde, Stenio Miranda, garantiu que não haveria falta de vacinas contra gripe.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Albertina (zona Norte), as 1,8 mil doses se esgotaram pela manhã – foram 1,4 mil doses aplicadas na abertura da campanha, no último sábado, e as 400 últimas até as 10h desta segunda-feira (2).

A cabeleireira Selma Carneiro, 35, foi até o posto na tarde desta segunda e não conseguiu se imunizar. Grávida de oito meses, ela pretende percorrer outros postos hoje. “Quanto mais cedo eu me proteger, melhor”, diz.

O porteiro José Eustáquio Ferreira, 64, não achou a vacina em dois postos nesta segunda. “Fui ao posto da Vila Recreio e aqui na Vila Albertina e nada. É perigoso ficarmos desprotegidos”.

Na UBS dos Campos Elíseos (zona Norte), as últimas 700 doses se esgotaram por volta das 15h30 desta segunda.

Arte / A Cidade

 

O autônomo Bruno Trindade, 21, levou a mulher, Gabrielle, 17, e a irmã dela, Giovana, 4 anos, para serem imunizadas, mas retornaram sem a vacina. Gabrielle deu à luz faz 12 dias.

“Fomos à UBS do Ipiranga e havia uma placa avisando que só ia ter na quinta-feira. Daí viemos aqui nos Campos Elíseos e também não conseguimos. Amanhã [hoje] iremos a outros postos. Se continuar assim, vamos ter que pagar”.

Grávida de nove meses, Letícia Januário, 22, chegou nesta segunda às 16h no posto dos Campos Elíseos em busca da vacina, mas sem sucesso. “Essa falta mostra um descomprometimento com a população”, dispara.

A pensionista Adélia Couto, 69, também não conseguiu ser imunizada. “É um absurdo faltar vacina nessa situação, tendo mortes por gripe. Tomo a vacina há quatro anos e nunca tive gripe forte depois”.

Weber Sian / A Cidade
Família do autônomo Bruno Trindade não achou a vacina em dois postos (Foto: Weber Sian / A Cidade)

Meta

A meta é imunizar 80% do público-alvo – crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pacientes imunodeprimidos e com doenças crônicas. Isso representa vacinar 140 mil pacientes.

Doses chegam nesta quarta

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde atribuiu o desabastecimento à grande procura pela vacina contra a gripe nos dois primeiros dias de imunização.

“Um novo lote com cerca de 50 mil doses está previsto para ser entregue pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira, dia 3, e, até quarta-feira (amanhã), dia 4, estará distribuído a todas as salas de vacina. Por isso não há necessidade de pânico”, informou a pasta.

A Secretaria da Saúde aproveita a oportunidade para agradecer o empenho dos servidores que trabalharam durante todo o dia no sábado para atender toda a demanda dos grupos prioritários e agradece ainda à população que compareceu aos postos e aguardou por atendimento.

“Diante da intensa procura, a Secretaria da Saúde acredita que atingirá a meta de vacinar 80% dos grupos prioritários dentro do prazo previsto da campanha, que se encerra no dia 20 de maio”, conclui.

Secretaria alertou Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece em nota que, durante a semana passada, informou ao Ministério da Saúde que as doses de vacina contra gripe recebidas não seriam suficientes para atender a alta demanda.

“O órgão do governo federal responsável pela compra das vacinas enviou somente no final da tarde de sexta-feira uma nova remessa de doses, que, a partir de segunda-feira [dia 2], estão sendo redistribuídas aos municípios”.

O Ministério da Saúde informou que 78% de vacinas (9,8 milhões) já foram remetidas ao Estado de São Paulo até esta segunda, sendo que o público-alvo é de 11,9 milhões de pessoas. “Até 13 de maio, a sexta e última remessa será entregue”.

Weber Sian / A Cidade
Grávida de oito meses, Selma Carneiro não conseguiu ser imunizada na Vila Albertina (Foto: Weber Sian / A Cidade)


    Mais Conteúdo