Saúde espera vacinar 140 mil em 'Dia D' contra gripe H1N1

29/04/2016 21:53:00

Campanha de vacinação começa neste sábado (30) em 17 postos e se estende até o dia 20 de maio na cidade

A Cidade

A vacinação contra gripe começa neste sábado (30) em 17 postos e segue até, pelo menos, 20 de maio se não houver prorrogação. A Secretaria de Saúde espera imunizar 140 mil pessoas que integram o público-alvo da campanha em Ribeirão. Além dos postos fixos, haverá 12 postos volantes em instituições de atendimento a idosos.

Crianças com até 5 anos, mulheres que acabaram de ter filhos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde e pacientes imunodeprimidos e com doenças crônicas devem ser vacinados. Dentro do grupo prioritário há 174.776 pessoas em Ribeirão e a meta da campanha é imunizar 80% desse público, segundo determina o Ministério da Saúde. No ano passado, somente o número de crianças imunizadas ficou abaixo da meta na cidade – 68% de cobertura.

O principal motivo da baixa adesão foi que os pais não levaram as crianças para serem imunizadas novamente 30 dias depois. “Crianças já imunizadas outros anos não precisam ser vacinadas duas vezes, só as que vão tomar a vacina pela primeira vez”, explica Luzia Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Pessoas que já tiveram reação alérgica grave após comer ovo e quem teve reação grave em outras aplicações não deve ser imunizado. “Quem estiver com alguma doença febril deverá esperar passar para ser vacinado”, conclui.

Rede particular

Pacientes fora do público-alvo da campanha que desejam ser imunizados devem recorrer às clínicas particulares se quiserem se proteger. “Ainda não há um consenso sobre o benefício da vacina para reduzir mortes e internações entre o público não atendido pela campanha, mas já está comprovada uma redução de faltas ao trabalho”, explica o infectologista Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza. Nas clínicas particulares, a vacina já está esgotada em alguns estabelecimentos. O preço para ser imunizado na rede privada varia em Ribeirão Preto de R$ 130 a R$ 180 – por conta da demanda, o preço subiu até 50% neste mês na comparação com o final de março.

Secretário avisa: não faltará vacina na cidade

Ribeirão recebeu, até agora, 55 mil doses da vacina contra gripe – 30% do necessário para que a imunização do público-alvo da cidade seja completa. A Secretaria de Estado da Saúde garantiu que não haverá desabastecimento. O secretário municipal de Saúde, Stenio Miranda, também tranquilizou a população e informou que não haverá problemas em relação à falta de vacinas nas unidades de saúde. A partir de segunda-feira (2 de maio), as doses estarão disponíveis em mais de 40 postos de saúde com salas de vacina de Ribeirão Preto.

Atenção especial às crianças
Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde pede atenção especial aos pais para levar os filhos para a vacinação contra a H1N1. Em 2015, os pequenos integraram o único grupo de risco que não alcançou a meta para imunização.



    Mais Conteúdo