Alunos e professores protestam contra fechamento de escola em Ribeirão

07/10/2015 14:19:00

Manifestantes 'abraçaram' a Escola Estadual Geraldo Correia de Carvalho, no Ipiranga

Weber Sian / A Cidade
Alunos e professores protestam contra o fechamento de escola estadual (foto: Weber Sian / A Cidade)

Alunos e professores protestaram nesta quarta-feira (7) contra a decisão do governo estadual de fechar a Escola Estadual Geraldo Correia de Carvalho, no Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto.

ASSISTA AO VÍDEO

O protesto começou com alunos e professores de mãos dadas, “abraçando a escola”. Em seguida os manifestantes saíram pelas ruas com tocando tambores, vuvuzelas e entoando ‘gritos de guerra’. A instituição atende em média mil alunos, do primário ao colegial.

Revoltados com a notícia do fechamento do colégio, professores e alunos confeccionaram faixas, cartazes e questionaram a intenção do governo Alckmin, que afirma realizar estudos no ensino para conhecer a real demanda por vagas em todas as unidades de âmbito estadual.

A estudante da instituição, Mailla Oliveira, 17 anos, relata seu sentimento de tristeza: “Nós viemos estudar. Não estamos frequentando a escola por brincadeira. O que será do nosso futuro?” questiona Mailla. Segundo a estudante, o diferencial da escola é uma boa relação entre alunos e professores.

Weber Sian / A Cidade
Clique na imagem e assista ao vídeo do protesto (Imagens: Weber Sian / A Cidade)

Estado nega fechamento

A dirigente regional de ensino Simone Maria Locca nega que o objetivo do Estado seja fechar as unidades de ensino. Embora admita que a demanda em São Paulo tenha caído em 2 milhões de alunos, ela afirmou que equipes da pasta estão mapeando as escolas para realocar estudantes e professores em colégios que atendam o mesmo ciclo pedagógico.

“A gente poderia reorganizar algumas escolas por ciclo de ensino: do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º e ensino médio”, disse.

De acordo com a dirigente, a análise inclui as 102 escolas estaduais da região de Ribeirão Preto. “Na verdade não haverá fechamento de escolas. Se houver, qualquer que seja, será disponibilizada para cunho pedagógico, voltado especificamente para a educação”. (Colaboração: Jéssica Oliveira)

Weber Sian / A Cidade
MÃOS DADAS: Alunos e professores 'abraçam' escola estadual em Ribeirão Preto (foto: Weber Sian / A Cidade)

 


 



    Mais Conteúdo