Vacinação contra a poliomielite está abaixo da meta em Ribeirão

28/08/2015 20:20:00

Até agora 18,9 mil de 34,2 mil crianças menores de cinco anos foram vacinadas na cidade; ainda dá tempo de levar seu filho

A campanha de vacinação contra a poliomielite está com a cobertura abaixo do esperado em Ribeirão Preto. A cidade imunizou 55,2% de seu público alvo, número abaixo do percentual de vacinação do estado, de 69%, e do País, que atingiu 66%.

A meta em Ribeirão é vacinar 34.296 crianças, mas somente 18,9 mil foram vacinadas na cidade. A campanha será encerrada em todo o Brasil na segunda-feira (31).

A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. O Ministério da Saúde orienta que crianças que tenham entre seis meses e cinco anos incompletos devem receber a dose.

“Acredito que esse número baixo seja por que a população se acostumou com a prorrogação da campanha e acaba deixando para última hora”, afirma a coordenadora do Programa de Imunização, Mayra Fernanda de Oliveira.

Sem prorrogação

Segundo ela, até o momento não há informações sobre a prorrogação da campanha. “A ampliação da campanha é feita pelo estado. A informação que temos é de que ela não será prorrogada”, afirma.

Embora não existam casos de poliomielite no Brasil desde 1989, a coordenadora afirma que a vacina é extremamente importante. 

“Existem casos em outros países, por isso o objetivo da campanha é vacinar todo o público alvo de uma vez para manter tanto as crianças quanto os adultos protegidos contra a doença”.

A poliomielite é causada por um vírus que pode afetar o sistema nervoso e a consequência e a paralisia parcial ou total da pessoa afetada. A doença é popularmente conhecida como paralisia infantil, mas pode atingir também pessoas adultas.

Além da vacinação, também está sendo feita a atualização de todas as cadernetas de vacinação das crianças menores de cinco anos.

A vacinação pode ser feita em todas as unidades de saúde que possuam sala de vacina e em seis unidades de Saúde da Família. (Colaboração: Rafaela Alves)



    Mais Conteúdo