Ribeirão Preto confirma segundo caso de raiva animal

20/10/2014 11:44:00

Cachorro foi encontrado em terreno no bairro Jardim Presidente Dutra

F.L.Piton / A Cidade
Cão que convivia com o animal morto: vacinação e monitoramento (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

A prefeitura de Ribeirão Preto confirmou, nesta segunda-feira (20) o segundo caso de raiva animal na cidade. De acordo com a secretaria de saúde, o cachorro estava em um terreno no Jardim Presidente Dutra e uma moradora do bairro levou o cão para o Centro de Controle de Zoonoses.O animal foi sacrificado e uma amostra do cérebro foi enviada para o Instituto Pasteur, em São Paulo, que confirmou a doença.

O primeiro caso deste ano aconteceu no bairro Salgado Filho II, Zona Norte. Um cachorro da raça pastor alemão, de seis anos, provavelmente contraiu a doença através do contato com morcegos, segundo o secretário da saúde, Stênio Miranda. A dona percebeu que o cão não estava normal e o levou ao veterinário no dia 2 de outubro. O animal morreu no dia 7.

Os últimos casos de raiva animal registrados na cidade aconteceram em 2012, quando um gato e um cachorro foram vítimas da doença. Em humanos, o último caso foi registrado em 1995, quando o município teve mais de 50 casos de raiva em animais. 

Vacinação

A campanha de vacinação contra a raiva animal, que estava programada para começar no início do mês que vem, foi adiantada para o dia 25 de outubro. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 67 mil animais.



    Mais Conteúdo