Almanaque CBN debate o afrouxamento na lei do desarmamento

18/05/2019 09:38:00

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (18), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

O Presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PSL) assinou no último dia 7 um decreto que mudou as regras sobre o uso de armas e de munições, facilitando o porte para caminhoneiros, políticos eleitos, jornalistas que atuam na cobertura policial, advogados e para quem mora em áreas rurais. A medida, apesar de ter sido uma das bandeiras de Bolsonaro em sua campanha, é polêmica. Para debater estas mudanças, o Almanaque CBN deste sábado (18) coloca o assunto em pauta.

Os índices de criminalidade no Brasil alcançam números preocupantes a cada ano. De acordo com o Atlas da Violência de 2018 , produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no ano de 2016 mais de 60 mil pessoas foram assassinadas no país, isso representa um dado 30 vezes maior do que o da Europa.

Mas seria a facilitação do porte a solução para a queda nos índices de violência? A entrada de mais armas no mercado poderão fomentar o tráfico de drogas e municiar o crime organizado?

Para responder estas e outras perguntas, Almanaque CBN recebe o Tenente Coronel da Polícia Militar, Marco Aurélio Gritti, e o professor de direito da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Pacheco.

Com apresentação de Réger Sena, ouça o primeiro e o segundo bloco do programa. 

Marco Aurélio Gritti, Daniel Pacheco e Réger Sena participam do Almanaque CBN deste sábado (18)



    Mais Conteúdo