Aprenda como cuidar da higiene bucal de seu pet

24/09/2018 12:07:00

Os riscos da falta de acompanhamento odontológico podem ser diminuídos com uma simples escovação diária feita em casa

Isabela Romani, veterinária e especialista em saúde bucal de pet (foto: Matheus Urenha / A Cidade)
 

Banhos e tosas são cuidados frequentes que donos de animais de estimação têm com os seus pets. Porém, nem sempre lembramos de cuidar da saúde bucal de nossos bichos. Muitas dúvidas surgem na hora de realizar este tratamento: como cuidar, a partir de qual idade escovar e qual tipo de material usar na hora da escovação. Por isso, juntamente com a médica veterinária especializada em odontologia, Isabela Romani Rodrigues, damos seis dicas de como cuidar da higiene bucal de seu animal:  

Os cães possuem dentes de leite?  

Sim! O dente de leite deve cair assim que o permanente começar a nascer. Caso isso não ocorra, seu pet deve ser levado ao veterinário odontologista para que o dente de leite seja extraído ou pode comprometer o posicionamento e a saúde do dente permanente. 

Quando e como começar a escovar?  

A escovação deve ser introduzida de forma gradativa, para que o animal se acostume e coopere. O treinamento pode ser iniciado ainda filhote, porém a escovação, em si, deve ser evitada até os 6 meses de idade. Nesse período ocorre a troca dentária e seu pet pode estar com a boca dolorida. Inicie com sessões de aproximadamente 10 minutos, tocando o focinho do seu pet. 

Sempre recompense-o com petiscos ou brincadeiras após cada sessão para que ele possa associar esse momento de forma positiva. Quando ele estiver bem adaptado, passe a tocar gengiva e dentes. Após essa fase, introduza a escovação com escova veterinária ou humana infantil de cerdas bem macias. A placa bacteriana se forma diariamente , portanto a escovação também deve ser feita nessa frequência.   

Higiene bucal dos pets é essencial (foto: divulgação)

Cuidado, doenças bucais podem levar seu pet à morte  

Apesar de os problemas odontológicos serem muito dolorosos, cães raramente demonstram dor, mesmo em estágios avançados de doença oral. Gatos são um pouco mais sensíveis à dor, que pode se manifestar como dificuldade para se alimentar, por exemplo.  

Mau hálito, babar, dificuldade para mastigar ou engolir, gengivite (gengiva mais avermelhada, sangrando), placa bacteriana ou cálculo nos dentes, dentes amolecidos ou quebrados são sinais de que há doença na cavidade oral. Se seu pet apresenta qualquer um desses sintomas, procure o atendimento veterinário especializado o mais rápido possível.

Qual a doença mais comum?  

A doença periodontal é a enfermidade mais comum em cães e gatos. Ela ocorre através da infecção bacteriana, que acomete os tecidos de sustentação do dente, causando dor, perda do dente e até fraturas nos ossos da mandíbula e maxila. Além disso, as bactérias podem chegar a rins, fígado, coração e articulações, levando a doenças graves e até fatais.
 
Como cuidar em casa?  

Em casa, pode ser feita a escovação dos dentes diariamente para evitar o acúmulo de placa bacteriana. O uso de petiscos e produtos na água de beber também pode ajudar, mas nunca substituirão a escovação ou o tratamento veterinário.  

O creme dental utilizado deve ser sempre o veterinário, próprio para animais. A pasta dental humana possui grande quantidade de flúor e outros componentes que podem ser tóxicos para o seu pet.

Fazendo a higiene bucal, posso deixar de ir ao veterinário?  

Cães e gatos devem ir anualmente a uma consulta com veterinário especialista em Odontologia. Ele irá avaliar a cavidade oral e indicar o melhor procedimento para tratar ou manter a boca do seu animalzinho saudável.  

Vale lembrar que, se seu animalzinho já tem tártaro, gengivite ou algum dente mole, o único tratamento eficaz será a profilaxia oral realizada pelo veterinário odontologista.  

Roedores e coelhos também requerem cuidados especiais com a dentição. Os dentes desses animais crescem continuamente e podem precisar de cuidados veterinários caso os alimentos oferecidos não consigam fazer o desgaste da dentição da forma ideal.




    Mais Conteúdo