Em um mês, Ribeirão Preto aumenta em 185% oferta de vagas

21/09/2018 18:48:00

Setores de serviços, comércio e construção civil registraram aumento em postos de trabalho no mês de agosto

Carteira de trabalho (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

Agosto trouxe ótimas notícias para o setor de empregos de Ribeirão Preto: em um mês, o número de vagas abertas na cidade quase duplicou na cidade.  

Segundo o Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados), divulgado nesta sexta-feira (21), em agosto foram 1.813 novos empregos abertos um aumento de 185,5% em relação ao mês anterior, que teve o saldo positivo de 635 vagas. Em comparação ao mesmo período em 2017, quando 51 vagas foram abertas, o aumento é ainda maior: 3.454%.  

No resultado do ano, Ribeirão Preto já acumulou 4.861 novos postos de trabalho. Nos primeiros oito meses de 2017, eram 951 vagas de trabalho abertas.  

Setores  

No mês, os setores que mais contrataram foram os de serviços, com 1.130 vagas, comércio com 433 postos abertos e construção civil, com 292 novos empregos.  

A maior queda do mês foi a indústria de transformação, que fechou 37 postos, seguidas por agropecuária com 2 vagas a menos. Todos os outros setores - administração pública, serviço industrial de utilidade pública e extrativa mineral fecharam 1 vaga cada.  

Sinal positivo  

O economista Edgard Monforte Merlo confirma: o Caged de agosto é um sinal positivo. "Na economia tem que acompanhar os sinais. Na realidade estava demorando para acontecer esse crescimento, então na realidade esse sinal, sinal positivo, é uma indicação que pode ser que venha esse crescimento. Deve vir em um ritmo menor, mas pelo menos é um bom crescimento diante os sinais de estagnação que estava tendo", afirma.  

O professor da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP, afirma que setores como os que registraram aumento neste mês necessitam de mão de obra intensiva, então gerando emprego, gera renda e faz com que tenha um principio de aquecimento muito bom.  

"O aquecimento quando vem, a menos que tenha um evento muito localizado, geralmente ele vem nos setores em que você tem necessidade maior de investimento. Tem mais facilidade maior de contratar e demitir, mas que por outro lado são setores que geram muito emprego, então esse é o outro lado positivo".



    Mais Conteúdo