Cinema de Ribeirão Preto estreia festival de clássicos

15/09/2018 10:56:00

Para comemorar cinco anos em Ribeirão Preto, o Cinépolis Iguatemi Ribeirão faz celebração cult com meia-entrada

Filme "Acossado" (1960, França), de Jean-Luc Godard (foto: divulgação)


Um casal belo e apaixonado faz um romântico passeio de carruagem pelo parque no outono. Logo, a cena de "comercial de margarina" evolui para um episódio de tortura e sexo. Corta para a jovem abusada acordando ilesa e linda em sua segura e fria cama.  

Essas primeiras cenas do clássico "A Bela da Tarde" são primeiramente entendidas pelo espectador como um pesadelo. Mas a evolução dessa história, inspirada no livro "Belle de Jour" (1928), de Joseph Kessel, vai sugerir que se trata mais é de um sonho de Séverine, personagem vivida magistralmente por Catherine Deneuve aos 23 anos, auge de sua fama e beleza.  

Considerada por muitos críticos a obra máxima do cineasta espanhol Luis Buñuel, "A Bela da Tarde" é o primeiro título programado no festival de longas clássicos que a rede Cinépolis promove a partir deste domingo (16), em comemoração ao aniversário de cinco anos de suas operações em Ribeirão Preto (veja programação à esquerda).  

A beleza e a entrega de Deneuve ao papel de uma mulher insatisfeita sexualmente no casamento, que passa suas tardes se prostituindo em um bordel de luxo, é um dos motivos de "A Bela da Tarde" ter se tornado um clássico. Mas não só.  

O estilo genial de Buñuel, de misturar realidade e sonho para trazer à tona questões do inconsciente coletivo, é usado neste filme para criticar a rigidez da vida burguesa e o automatismo das relações em contraponto aos desejos individuais.  

Mais uma vez o cineasta usa o surrealismo como meio para racionalizar o irracional, chocando e provocando assim a reflexão. É o que faz seu cinema transpor aquela linha em que deixa de ser entretenimento ou simples representação para se tornar arte. 

Programação  

16/9
A Bela da Tarde
(1967, França), de Luis Buñuel 

23/9
"Acossado"
(1960, França),
de Jean-Luc Godard 

30/9
"8 ½"
(1963, Itália),
de Federico Fellini  

7/10
"A Primeira Noite de um Homem"
(1967, EUA),
de Mike Nichols 

14/10
"A Doce Vida"
(1960, Itália),
de Federico Fellini  

*Sessões sempre às 15h, na sala 6 do Cinépolis Iguatemi

Outros títulos  

Até 14 de outubro, o festival exibe cinco títulos cult, sempre aos domingos, a partir das 15h, na sala 6 do Cinépolis Iguatemi Ribeirão.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, com valor de meia-entrada, nas bilheterias do cinema ou pelo site do Cinépolis , sempre a partir da quinta-feira anterior à exibição de cada filme.



    Mais Conteúdo