Seu bichinho de estimação ficou idoso. E agora?

25/06/2018 10:48:00

Veja que cuidados e precauções devem ser tomados para melhorar o dia a dia do seu amigo de quatro patas

Rogério Aparecido Longo fala três dicas de cuidados com os pets (foto: Matheus Urenha / A Cidade)
 

Assim como os seres humanos, quando os cães chegam à terceira idade, também necessitam de cuidados especiais. Seus principais sentidos podem ser afetados, podem sofrer danos na visão, na audição e, em muitos casos, dificuldades para se alimentar ou locomover.  

Para garantir um melhor bem-estar para seu amigão, é preciso tomar alguns cuidados e precauções durante este período. O veterinário Rogério Aparecido Longo, relata três dicas para oferecer melhor qualidade de vida para seu bichinho. Confira, a seguir:  

- Alimentação  

"A alimentação deve sofrer uma mudança a partir dos 8 ou 9 anos de idade do seu cão ou gato. A ração adulta deve ser substituída pela ração sênior, pois nela é encontrada uma porcentagem muito maior de vitaminas e proteínas. Sendo assim um alimento ideal para seu animal".

- Acompanhamento veterinário  

"O ideal seria levar seu companheiro em um veterinário a cada 6 meses para exames de rotina. O animal, assim como nós humanos, também sofre consequências com a chegada da idade. Eletrocardiogramas e ecocardiogramas são fundamentais para saber a atual situação de seu animal.  

Os dentes muitas vezes também sofrem alterações, por isso é preciso acompanhar de perto essa condição, para não prejudicar o animal com dores ou inflamações. A falta de acompanhamento clínico pode resultar em dores e inflamações, prejudicando diretamente a alimentação de seu animal. Medicamentos com alto poder de proteínas e cálcio também são indicados após consulta com um especialista.  

- Seu ambiente  

A audição e a visão são os sentidos mais afetados na velhice dos animais. Portanto, é muito importante adequar o ambiente em que ele vive. Muitos cães e gatos começam tropeçar ou bater em paredes e objetos na hora de se locomover.  

Desta forma, o ideal é evitar mudanças no ambiente em que ele vive. Preferencialmente, deixe sempre seus potes de rações e água exatamente no mesmo lugar e evite deixar objetos espalhados e ter muito cuidado com piscinas, pois já houve relatos de cães que caíram na água e, por causa da idade, não conseguiram se salvar.  

Portanto, é possível oferecer uma melhor qualidade de vida ao seu bichinho na terceira idade. Com cuidados simples e muita dedicação, a qualidade de vida de seu animal tende a aumentar positivamente. Afinal, seu companheiro sempre ofereceu muito carinho e amor durante toda vida dele. Chegou a hora de você retribuir.  

(Neto Tubero, com supervisão de José Manuel Lourenço)



    Mais Conteúdo