Segunda cirurgia das irmãs siamesas mobiliza 25 profissionais

19/05/2018 13:29:00

Médicos devem relatar como foi o procedimento somente na tarde de segunda-feira (21)

  

Primeira cirurgia de separação das siamesas foi realizada em fevereiro (Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas)

A segunda cirurgia para separação dos crânios das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 1 ano e dez meses, mobiliza 25 profissionais neste sábado (19) no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão. 

A equipe é composta por sete neurocirurgiões, três cirurgiões plásticos, cinco anestesistas, oito enfermeiros, um tecnólogo e o diretor do centro cirúrgico. 

O procedimento teve início às 7h deste sábado (19) e a previsão é que termine até as 15h. Os médicos, porém, só devem relatar como foi a segunda cirurgia em entrevista coletiva marcada para a tarde de segunda-feira (21). 

Assim como na primeira cirurgia, em fevereiro, o neurocirurgião norte-americano James Goddrich participou juntamente com as equipes do HC. O médico atua no Montefiore Medical Center, hospital de Nova York referência nesse tipo de procedimento. 

Na primeira cirurgia, em fevereiro, os médicos começaram a fazer a separação das veias do cérebro após um corte de aproximadamente 15 centímetros na parte superior das testas das siamesas. 

No procedimento deste sábado (19), a equipe segue fazendo a separação das veias dos dois cérebros que estão entrelaçadas. 

Ao todo, devem ser realizadas quatro cirurgias para ser feita a separação total dos crânios. O último procedimento está previsto para ser realizado em novembro.



    Mais Conteúdo