Pacientes com diabetes protestam contra a falta de insumos

Grupo realizará uma manifestação nesta quinta-feira (17) em frente à Divisão Regional de Saúde, em Ribeirão Preto

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem

Pacientes dizem que insumos para o tratamento de diabetes estão em falta na rede pública estadual de saúde (foto: F.L.Piton / A Cidade - 5.ago.2016)


A constante falta de insumos para tratamento médico motivou um grupo de pacientes com diabetes a organizar um protesto em frente ao DRS-13 (Departamento Regional de Saúde), em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira (17).  

Segundo uma das organizadoras do protesto, a jornalista Sâmara Azevedo, de 27 anos, a falta de insumos é um problema crônico.  

"Sempre falta alguma coisa, ultimamente só conseguimos encontrar a insulina, mas tem paciente que precisa de cateter, de sensor para a bomba, a gente percebe que não existe um controle. Alguns pacientes pegam mais do que deveriam, para estocar em casa. Isso acaba prejudicando deixa outros pacientes", explica.  

Diante da falta dos produtos, os pacientes pedem os reservatórios, cateteres e sensores a outros pacientes. A falta de organização é outro ponto que revolta quem depende desta assistência médica para sobreviver.  

"Fui recentemente buscar um sensor e não consegui. Quando chegou, acabou em dois dias e ninguém em avisou. Não existe organização de estoque e nem um controle de entrega", reclama a jornalista, comentando também que em muitos casos alguns materiais chegam graças a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, que repassa insumos ao DRS.

A manifestação está prevista para ocorrer às 11h, na porta da DRS, na avenida Independência, 4770, no Jardim João Rossi, zona Sul da cidade. Após o protesto, o grupo pretende registrar um boletim de ocorrência na Central de Polícia Judiciária.  

ACidade ON contatou a Secretaria de Estado da Saúde, às 15h30, e aguarda o retorno sobre a denúncia de falta de insumos no DRS-13.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.