Falta de atendimento revolta pacientes na UBS do Marincek

20/04/2018 15:32:00

Médicos cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira após receber aviso de que seriam remanejados da unidade da zona Norte de Ribeirão Preto; Saúde nega



A falta de atendimento médico revoltou pacientes da UBS do Marincek na manhã desta sexta-feira (20), na zona Norte de Ribeirão Preto. Pelo menos 40 pacientes com consultas marcadas foram dispensados sem conseguir remarcar uma nova data porque os médicos da unidade se recusaram a trabalhar.  

Segundo um médico que trabalha na unidade, nove profissionais foram avisados de surpresa pela gerência que seriam remanejados e que chegariam três novos médicos de Saúde da Família para trabalhar na unidade.   A Secretaria de Saúde nega (leia mais abaixo).

Tatiane Isaac da Costa, de 31 anos, organizou um abaixo assinado da população pedindo a permanência dos profissionais que trabalhariam há mais de 20 anos na unidade.   

"Viemos para consultas que já estavam agendadas, só que quando chegamos aqui tivemos a surpresa de que os médicos foram mandados embora por mensagem, no aplicativo do celular", comenta Tatiane.  

O maior temor da população é perder o atendimento feito por profissionais que há anos acompanham seus problemas. "Tem médico que trabalha no posto há 22 anos, a população está revoltada com esta situação e não teve nenhuma pessoa da Secretaria da Saúde para explicar para a população o que está acontecendo".   

Dona Elvira Bento faz acompanhamento para diabetes na unidade (foto: P.H. Schneider / ACidade ON)

A senhora Elvira Bento da Silva, de 77 anos, sofre de diabetes. Caminhando com o auxílio de uma muleta, ela conta que já chegou a pesar 123 kg e hoje está com 98 kg.   

"Vim para uma consulta por causa da diabetes e estou chocada por saber que não terei mais o meu médico aqui. Há mais de 20 anos sou acompanhada pelos médicos daqui e agora estou preocupada, é terrível, porque virão médicos que a gente não conhece e eles também não conhecem os nossos problemas", lamenta.  

Muitas mães procuraram atendimento pediátrico para seus filhos, mas não conseguiram. Crianças nitidamente doentes não foram atendidas na manhã de hoje. Foi o caso da manicure Fernanda Teixeira Ribeiro, de 24 anos, que procurou atendimento para o filho, de apenas um ano e três meses.  

 "Vim marcar uma consulta para o meu filho e simplesmente falaram que não tem médico para atender. Aqui nunca tem nada neste postinho, agora terei que levar meu filho na UPA", desabafa a mãe.  

Apesar da falta de médicos nesta manhã, a farmácia e a sala de vacina da unidade estavam funcionando normalmente, apesar de nove medicamentos estarem em falta. Uma lista fixada na parede do posto de saúde informava sobre os remédios em falta.  

Uma moradora do bairro elogiou o atendimento na UBS Albert Sabin e disse que mesmo durante a greve dos servidores - que terminou ontem - a unidade não parou de funcionar. "Mesmo durante a greve atenderam todo mundo aqui. Disseram que a Secretaria da Saúde vai mandar médicos novos, mas estes antigos já estão acostumados a atender o povo aqui do bairro", opina Daniela Elias da Silva, de 39 anos.  

Pela apuração da reportagem - que passou 2 horas no local - a falta de informação foi a principal responsável pela revolta população. Nenhum funcionário sabia explicar o que estava acontecendo, apenas orientavam os pacientes a retornar na segunda-feira.    

Tatiane Isaac da Costa organizou o abaixo assinada contra a saída dos médicos (foto: P.H. Schneider / ACidade ON

Reunião

Somente às 11h30, um representante da Secretaria de Saúde chegou à unidade para uma reunião a portas fechadas com os médicos, prometendo resolver a situação. A UBS do Marinceck atende a população de cinco bairros, o que corresponde a 8.473 habitantes de acordo com o censo do IBGE.  

Outro lado  

Por e-mail, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que somente uma médica com turno de 20 horas será remanejada - por solicitação dela - e que a unidade receberá um médico especialista em Saúde da Família para trabalhar 40 horas semanais. Segundo a Secretaria de Saúde, as consultas perdidas nesta manhã já estão sendo remarcadas e os paciente avisados.  

Daniela Elias não conseguiu atendimento para sua filha (foto: P.H. Schneider / ACidade ON)




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