Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23)

20/04/2018 11:50:00

Entre os grupos prioritários estão os idosos, crianças, gestantes e profissionais de saúde; meta em Ribeirão Preto é vacinar 90% do público alvo


 

Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON. 
Diga não às fake news!  

Na segunda-feira (23), o Ministério da Saúde inicia a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe).  

Os grupos prioritários da campanha, de acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, são os de risco, formados por idosos, crianças a partir de 6 meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos, professores de escolas públicas e privadas.  

A meta da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, compostos por cerca de 200 mil pessoas, até o final da campanha, no dia 1º de junho.     

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO DE VACINAÇÃO

De acordo com a infectologista Karen Mirna Loro Morejon, a gripe é sazonal, portanto nos meses de outono e inverno é onde são esperados novos casos.   

"A pessoa que faz a imunização tem menos chance de ficar doente pela Influenza. Quem não se encaixa nos grupos prioritários para receber as vacinas na rede pública também pode ser imunizado, na rede privada".  

E a vacina, segundo a médica, é importante para impedir a doença e também, em consequência, suas possíveis complicações. "Muitas vezes você tem a gripe, a Influenza, e aí você pode acabar tendo complicações que vão desde uma pneumonia viral até uma pneumonia bacteriana, sinusite, otite. Por isso que é importante que todos sejam imunizados, em especial os pacientes dos grupos prioritários", alerta a médica, que é membro do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia.  

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.  

Atenção especial para os imunodeprimidos  

Segundo Karen, é importante que os familiares dos pacientes com alguma imunodepressão - como HIV positivos, pacientes oncológicos ou usando medicamentos imunossupressores - também sejam vacinados.  

A médica explica que nenhuma vacina é 100% eficaz, portanto, quanto mais pessoas vacinadas estiverem ao redor dessa pessoa, mais protegida ela estará.  

"Um exemplo clássico é o bebê de até seis meses, que não é imunizado. O que é ideal? Que sejam vacinados o pai, a mãe, a babá e os irmãos, para que se tente evitar que essas pessoas adoeçam e passem essa doença para o bebê", explica a médica.  

A vacina  

A vacina contra gripe é trivalente, ou seja, composta por três tipos de vírus Influenza, o H1N1, H3N2 e B Phuket. Essa composição é definida de acordo com estudos de circulação dos vírus previstos para o hemisfério Sul em 2018.  

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que a cidade possui, atualmente, 38 salas de vacinas que permanecem abertas de segunda a sexta-feira. As salas possuem horários variados de atendimento, de acordo com os horários de funcionamento de cada unidade de saúde. Veja todas as salas aqui

Mais dúvidas sobre a a vacina podem ser esclarecidas nos postos de vacinação, no site da Sociedade Brasileira de Infectologia e também no site do Ministério da Saúde.



    Mais Conteúdo