Segunda cirurgia das siamesas deve ser antecipada para 19 de maio

Confirmação da data depende da presença de neurocirurgião norte-americano referência mundial nesse tipo de procedimento

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Lucas Catanho

 

A segunda cirurgia para separar os crânios das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 1 ano e 8 meses, deverá ser antecipada para o dia 19 de maio. A data inicial prevista era 26 de maio.  

Segundo Jayme Farina Junior, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP e membro da equipe, a confirmação da data só depende da presença do neurocirurgião norte-americano James Goddrich, do Montefiore Medical Center, hospital de Nova York referência nesse tipo de procedimento. Esse é o 9º caso semelhante em que Goddrich participa.  

De acordo com Farina Junior, a expectativa é que o profissional estrangeiro participe de todas as quatro fases da cirurgia.  

Segundo o médico, as irmãs estão em ótimo estado de saúde e receberam alta do hospital cerca de uma semana após a primeira cirurgia, realizada no dia 17 de fevereiro com sucesso.  

Na primeira cirurgia, os médicos começaram a fazer a separação das veias do cérebro após um corte de aproximadamente 15 centímetros na parte superior das testas das siamesas. No segundo procedimento, em maio, os médicos devem continuar a fazer a separação das veias dos dois cérebros que estão entrelaçadas.  

Farina Junior explica que a terceira cirurgia será um pouco diferente das duas primeiras porque, além da separação, os médicos devem colocar expansores de tecido debaixo do couro cabeludo das pacientes. O procedimento visa ampliar a área do couro cabeludo para que haja mais pele para recobrir os crânios.  

A quarta e última cirurgia que fará a separação total dos crânios, prevista para ser realizada em novembro, deverá fazer a equipe de cirurgia plástica utilizar pele das coxas e da região próxima à nuca das irmãs para recobrir o cérebro de ambas.



0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.