Crimes contra crianças e possíveis medidas de prevenção são discutidos no Almanaque CBN

18/04/2015 11:03:00

Programa vai ao ar sábado às 10h na CBN Ribeirão em 90,5FM e pelo site

Caroline Silva/CBN Ribeirão
Jussara Teixeira Marcelino, Marlene Colombo e Ramon Lopes Neto participaram do programa apresentado por Rodrigo Prioli (Foto: Caroline Silva/ CBN Ribeirão)

Pedro Henrique Marques Rodrigues, Isabella Nardoni, Joaquim Ponte Marques, Gabriela Aparecida da Silva. Nomes de vítimas da violência que sequer teriam como reagir aos crimes cometidos contra elas. Todos com o envolvimento de pessoas próximas e até familiares como suspeitos pelas mortes. 

O desaparecimento da adolescente Gabriela Aparecida da Silva, de 12 anos, é o caso mais recente investigado pela polícia. A estudante de Ribeirão Preto foi vista pela última vez na porta da escola em 17 de março. De acordo com a polícia, as evidências apontam que a ossada encontrada no último domingo (12) seja de Gabriela. 

O caso de Joaquim Ponte Marques, morto em novembro de 2013, ganhou repercussão nacional. O menino desapareceu da casa em que morava com a mãe e o padrasto. Cinco dias depois, o corpo da criança foi encontrado boiando no rio Pardo, em Barretos, a 100 quilômetros da residência, localizada no Jardim Independência, em Ribeirão Preto. Para a Polícia Civil, o padrasto teria matado o garoto com uma alta dose de insulina, já que a vítima era diabética e usava o medicamento. A mãe de Joaquim, Natália Ponte, é acusada de omissão em relação à proteção do menino. 

Isabella Nardoni morreu depois de ser jogada do sexto andar de um prédio em São Paulo, em março de 2008. O pai e a madrasta foram condenados pelo crime e seguem presos. O menino Pedrinho morreu em junho do mesmo ano, aos cinco anos de idade, de embolia pulmonar gordurosa, causada por uma fratura no pulso esquerdo. Segundo laudo da perícia, o menino tinha marcas e escoriações pelo corpo, podendo ser classificado como vítima da“síndrome da criança espancada”.

Todos os casos chocaram a sociedade e levantaram a discussão sobre os crimes contra crianças no Brasil, quando muitos acontecem no ambiente familiar. Como proteger menores indefesos da violência?

Para discutir o assunto, foram convidados para o Almanaque CBN deste sábado (18): Jussara Teixeira Marcelino - da coordenadoria municipal da mulher em Ribeirão Preto; Marlene Colombo - conselheira do Conselho Tutelar 3  da Vila Virginia e Ramon Lopes Neto - promotor de justiça da infância e juventude.

Ouça a abertura, o bloco 1 e o bloco 2 do programa comandado por Rodrigo Prioli.



    Mais Conteúdo