A chance de Totô no Comercial

23/06/2016 16:27:00

Recém-promovido ao time profissional, Mateus Totô desponta como promessa para a disputa da Copinha

F.L.Piton / A Cidade
Mateus Totô é a principal novidade do time titular comercialino nos jogos-treinos antes da Copinha (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

Mateus Eduardo Inforsatti Araújo, como muitos sonham, queria ser jogador de futebol. E para isso, deu os primeiros passos já com qualidade. Tido como grande aposta do Comercial para a Copa Paulista deste ano, Mateus Totô, de 21 anos, recém-promovido das categorias de base, teve que amadurecer mais rápido na vida. Aos 11 anos deixou a cidade de Taiaçu, onde reside a sua família, para tentar a sorte no São Paulo. Lá permaneceu por duas temporadas, até ser dispensado. Daí em diante passou a peregrinar por diversos clubes.

“No começo foi muito bom, não tinha ideia de como era ser jogador de futebol, tive que ficar longe de casa, mas estava em um grande clube. Depois acabei sendo liberado”, relembrou Totô.

Desde que deixou o São Paulo, o atacante prodígio defendeu a Inter de Bebedouro, o Olímpia e o São José, do Amapá. Foi na equipe amapaense que o destino do atleta começou a mudar. Após ser o artilheiro do time na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015, com dois gols, Totô despertou o interesse do Guarani. A negociação com o Bugre, no entanto, não se concretizou. Menos de dois meses depois, foi aprovado em um teste para integrar a equipe sub-20 do Comercial.

No Leão do Norte, passou a ser visto com outros olhos ao ser o goleador do time no Campeonato Paulista sub-20 com 10 gols. “Teve uma proposta do Guarani, mas não deu certo. Tenho um amigo em Ribeirão Preto que conseguiu um teste pra mim no Comercial, acabei ficando para jogar no sub-20 e tive a felicidade de fazer um bom campeonato”, contou Totô.

Tímido fora dos gramados, ousado dentro dele. Pela idade e sequência lógica da base, Totô deveria ser reserva do time na Copa Paulista que começa daqui uma semana e meia. Mas a pedido do técnico Marcelo Dias subiu para o profissional, e, desde então, se tornou titular da equipe - na última sexta-feira foi o destaque do time ao marcar dois gols no jogo-treino contra o Olímpia; o Alvinegro venceu por 3 a 2.
“Estava lutando por essa chance, agora é agarrar essa oportunidade. O Marcelo [Dias] tem olhado pra mim e vem dando tudo certo”, disse Totô.

Sem empresário

Bem articulado, sempre seguro nas declarações, Mateus Totô não teve a presença de um “tutor” desde cedo. Sem empresário, ele cuida da própria carreira e negocia o seu primeiro contrato profissional com o Comercial. “Ainda estamos discutindo, mas a tendência é que seja um contrato mais longo”, explicou Mateus Totô. 



    Mais Conteúdo