Veiga sinaliza possibilidade de atuar com três volantes

04/07/2015 16:03:00

Sem Aílton Canela, que passará por cirurgia, treinador pode usar Diego Pituca aberto na esquerda

Rogério Moroti/Agência Botafogo
Sem Aílton Canela, Veiga pode utilizar Diego Pituca (Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)

Esquema de jogo com três volantes não é novidade para o torcedor do Botafogo-SP. Utilizado por Alexandre Ferreira no vice-campeonato da Copa Paulista de 2014 e no início do Paulistão desse ano, a opção é cogitada pelo atual treinador, Marcelo Veiga, para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

Um dos motivos que levou o comandante botafoguense a pensar nessa possibilidade foi a lesão do meia-atacante Aílton Canela, que passará por cirurgia no joelho direito e desfalcará o time nas primeiras rodadas do nacional. Sem o jogador, Veiga testou o volante Diego Pituca aberto na esquerda no jogo-treino contra o Penapolense, que terminou empatado por 1 a 1 no Estádio Santa Cruz, nesta sexta-feira (3).

"Fiz uma experiência, de jogar com dois volantes [centralizados] e o Pituca aberto. A gente precisa disso, até porque eu perdi o Canela nesse setor do lado esquerdo. Até a gente recompor esse setor temos que fazer algumas experiências", disse o técnico.

Dessa forma, Helton Luiz seria sacado do time e Guaru seria o único meia armador, com Diego Pituca tendo mais liberdade para chegar ao ataque. "Foi positivo, porque a gente viu muita coisa que pode acontecer e a gente sabe o que tirar do grupo", afirmou

Rogério Moroti/Agência Botafogo
Pituca é opção de Veiga para jogar pelo lado esquerdo do gramado (Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)

O empate foi o primeiro do Pantera no período de testes antes do Brasileiro. Antes, a equipe havia vencido o São Carlos, por 2 a 0, e Lemense e XV de Piracicaba, ambos por 1 a 0. Apesar de não ter conquistado a quarta vitória, o treinador viu com bons olhos a atividade.

"Foi ótimo. Foi exatamente aquilo que a gente precisava. Um jogo-treino dentro de casa, onde a gente praticamente não tinha treinado. O campo completamente diferente. Um jogo pegado, sabia que para eles (Penapolense) era o jogo da vida e agora a gente tem que trabalhar com o pé no chão", disse.

Para Veiga, a uma semana da estreia o foco é "manter a tranquilidade, tirar um pouco da ansiedade da rapaziada e automaticamente colocar para eles a possibildiade de iniciar bem no campeonato". Botafogo-SP e Gama se enfrentam dia 12, às 16h, na Arena Mané Garrincha, em Brasília.



    Mais Conteúdo