"Lance" de gente grande

01/10/2017 12:33:00

Jovem atleta de 14 anos mostra talento e, em seu segundo ano, unifica títulos Estadual e Nacional

 Matheus Urenha / A Cidade

Jovem atleta de 14 anos mostra talento e, em seu segundo ano, unifica títulos Estaduale Nacional (Foto: Matheus Urenha/ A Cidade)

 

 

Pouca idade e muito talento. Quer dizer, não “só” talento. “Muita dedicação e força de vontade. É só querer”, crava a jovem Cecília Lance, da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto Base (São Francisco Saúde/Powerade/SME), já detentora do privilégio de ser reconhecida como “a melhor do Brasil” em seu segundo ano competindo em alta performance comandada pelos técnicos Fernando Bassanezi e Thiago Nardin.

Aos 14 anos, não se contentou com o título Paulista de Resistência e com seguidas vitórias em todas as etapas da Copa SP. No final de agosto, unificou títulos Estadual e Nacional e sagrou-se campeã brasileira infanto-juvenil de Contrarrelógio no Brasileiro, disputado em Maringá-PR.

“Eu estava esperando bastante por esse momento, pois é o ‘Santo Graal’ das meninas da minha idade que competem no ciclismo. Eu fiz muita força na prova e estava me recuperando quando soube que tinha feito o melhor tempo. Eu e minha mãe choramos muito. Foi uma sensação única”, relembra a tímida garota, que também faturou as medalhas de ouro em duas tradicionais provas nacionais em 2017: a Volta do Futuro e a Prova 1º de Maio.

Cecília foi a mais veloz em um circuito rápido de sete quilômetros e venceu com sobra as rivais. “No ano que vem subo para a categoria juvenil [até 16 anos]. E, além de ter de lidar com percursos mais fortes e longos, vou disputar com garotas mais velhas, mais experientes. Então, terei de me dedicar e treinar ainda mais”, prevê.

Os resultados deste ano representam surpresa para técnicos e família em razão da rápida adaptação ao pedal. Mas não surpreendem quando o foco está na entrega de Cecília pelo esporte. “Ela acorda cedo, vai para a escola, almoça, descansa um pouco, faz lições, estuda, come e, todos os dias, se arruma para treinar”, pontua Edmárcia Lance, 39, mãe de Cecília.

Técnico exalta novo talento

O técnico Thiago Nardin destacou a determinação e o talento de Cecília - jovem promessa do ciclismo nacional. “A Cecília é diferenciada. Tem genética para o ‘ciclismo ideal’. Além de se dedicar muito aos treinos, tem muita raça nas corridas, consegue dar 110% de força, o grande diferencial.

É o segundo ano dela no ciclismo e no ano passado já se destacou bastante, foi terceira colocada no Brasileiro de Contrarrelógio, além de vitórias no Paulista e Copa SP. Esse ano mostra evolução ainda maior: venceu todas as etapas da Volta do Futuro e a classificação geral, todas as etapas do Paulista, da Copa SP, e em seguida o Brasileiro”, relembrou o treinador do time ribeirão-pretano.

Revelação

Cecília Lance tem apenas 14 anos. No final de agosto, unificou títulos Estadual e Nacional e sagrou-se campeã brasileira infanto-juvenil de Contrarrelógio no Brasileiro disputado em Maringá-PR. Em 2018, ela passa a competir pela categoria juvenil.  



    Mais Conteúdo