Prefeitura de Ribeirão Preto não deposita Bolsa-Atleta

23/10/2014 14:29:00

Atleta do taekwondo teve viagem cancelada em função da falta do repasse; paralímpicos temem o mesmo

Milena Aurea / A Cidade
Atletas de Ribeirão Preto podem perder competições em diversas modalidades no fim deste ano (foto: Milena Aurea / A Cidade)

Atletas de inúmeras modalidades esportivas auxiliados pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto estão sem receber o Bolsa-Atleta referente ao mês de setembro. A verba, costumeiramente depositada no quinto dia útil de cada mês, está atrasada há 16 dias. Alguns dos bolsistas, em vias de disputas importantes, estão sem condições de viajar para representar o município.

Os atletas paralímpicos, por exemplo, dependem do repasse para irem ao Circuito Caixa de Fortaleza, no mês que vem. A técnica Marisa Belisário confirmou o problema. Os atletas com índices nacionais aguardam inclusive o dinheiro prometido para a viagem. “Realmente estão sem receber e, a prefeitura, apesar de procurada várias vezes, não dá explicação”.

O técnico do time de taekwondo Vanderlei Rambau, que trabalha voluntariamente, confirmou que a equipe de Ribeirão foi diretamente prejudicada pela falta do pagamento.

“Na última semana houve um campeonato em Foz do Iguaçu que valia pontuação para o ranking nacional. Temos uma atleta que buscava essa pontuação para, por meio desse ranqueamento, participar de uma seletiva para a Seleção Brasileira. Ela está no top-3 e não conseguiu viajar”.

Rambau também não recebeu justificativas. “Eles dizem apenas que falta verba. Mas alegam que não há qualquer previsão e também não explicam o porquê da falta de dinheiro”.

Município não estabelece prazo para sanar dívida

Questionada pelo A Cidade, a assessoria de imprensa da prefeitura informou, por meio de nota, que “o desembolso para o projeto de incentivo esportivo denominado Bolsa Atleta obedece aos critérios de disponibilidade financeira da Secretaria Municipal da Fazenda. Sua possível manutenção, ampliação ou redução passam por análise das equipes técnicas envolvidas nos projetos esportivos”.

Porém, não forneceu qualquer detalhe acerca da falta do repasse e também não estabeleceu prazos para que o problema seja sanado. De acordo com o Executivo, “o orçamento da Secretaria Municipal de Esportes é de 0,66% da arrecadação do município o que representa R$ 11.494.330”.



    Mais Conteúdo