Botafogo empata com Tombense-MG e avança em 1º lugar

11/08/2018 19:08:00

Duelo terminou empatado em 0 a 0 e a liderança foi garantida graças também aos tropeços de Operário-PR e Cuiabá-MT na última rodada

Jogadores do Botafogo comemoram classificação em 1º lugar após empate com Tombense-MG (Foto: Reprodução / TV Botafogo)
 

O Botafogo esteve longe de apresentar uma de suas melhores partidas na temporada, mas fez o suficiente para segurar um empate sem gols contra o Tombense-MG, neste sábado (11), no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos-MG, que garantiu ao clube o 1º lugar do Grupo B da Série C do Brasileiro. A posição foi assegurada também graças às derrotas do Operário-PR para o Luverdense-MT, por 1 a 0, e do Cuiabá-MT contra o Bragantino, por 2 a 1.

Dessa forma, Botafogo e Operário-PR ficaram empatados, com 35 pontos, porém o Tricolor levou vantagem no critério do saldo de gols (16 contra 8). Seguem adiante também o Cuiabá-MT, que ficou na 3ª colocação, com 32 pontos, e o Bragantino, com 29.

Nas quartas de final, o Botafogo conquistou o direito de fazer o segundo jogo do mata-mata do acesso em casa, no Estádio Santa Cruz. A equipe irá enfrentar o 4º colocado do Grupo A. Os jogos pela última rodada desta chave ainda serão realizados às 19h30 deste sábado.

O jogo
A mudança de formação feita pelo técnico Léo Condé, que trocou um atacante por um volante na escalação titular, fez o Botafogo aumentar o seu poder de marcação no meio de campo. Por outro lado, o time teve um pouco mais de dificuldade para criar jogadas e chegar com a bola nos pés no campo de ataque.

O time de Tombos-MG teve a primeira boa oportunidade da partida. David escapou pela direita do ataque e cruzou na medida para Daniel Amorim. Na linha da pequena área, o camisa 9 pegou de primeira na bola e mandou por cima do gol botafoguense.

Em ritmo lento na troca de passes, o Tricolor apostou em lançamentos longos para explorar a velocidade dos atacantes, principalmente de Pimentinha. A jogada foi bem marcada pelo adversário e poucos espaços foram oferecidos em campo para o Pantera.

O Botafogo só foi chegar pela primeira vez aos 37 minutos. Felipe Augusto ajeitou de cabeça para Leandro Salino na entrada da área, o volante girou em cima da marcação e finalizou com força. O goleiro Darley estava esperto no lance e espalmou a bola para escanteio.

Felipe Augusto ainda tentou conclusão em arremate de longa distância e mandou a bola ao lado do gol do Tombense-MG.

O Botafogo voltou com mais presença no campo ofensivo e com uma atitude mais agressiva na etapa complementar. Após cobrança de escanteio, Léo Baiano se antecipou na primeira trave, desviou de cabeça e a bola passou na cara do gol.

A proposta botafoguense foi se fechar todo no campo de defesa, chamando em diversos momentos o Tombense-MG para cima, para tentar contra-atacar e pegar a defesa adversária desarmada.

O ritmo da partida caiu muito no segundo tempo, assim como a qualidade técnica do confronto. PH tentou mudar a história do jogo a favor dos donos da casa. Após o corte da zaga, o volante carregou a bola até a entrada da área, fuzilou no canto direito e Tiago Cardoso saltou para mandar a bola para escanteio.

O Botafogo administrou o resultado e comemorou o empate que garantiu ao time a classificação com o 1º lugar do Grupo B. Só deu tempo no duelo para o volante Cássio Hortega ser expulso após falta violenta cometida no zagueiro Carlos Henrique. 

Arte: Gaspar Martins / A Cidade




    Mais Conteúdo