Paixão pelos uniformes do Timão inspira livro em Ribeirão

18/07/2018 10:30:00

Evaldo Rui Oliveira Júnior, de Ribeirão Preto, publicou livro com mais de 700 uniformes usados pelo Corinthians

Evaldo Rui Oliveira Júnior tinha 10 anos quando começou a desenhar uniformes de futebol. 17 anos depois, a paixão virou blog, que agora se transformou em literatura com o livro "Corinthians - Sua história, suas camisas".

"Eu havia parado, mas voltei a fazê-los [desenhos] pelo computador em 2006 e publicava em meu blog. Já em 2010, ano do centenário do Corinthians, tive a ideia do livro".

Foi necessário quase um ano para desenhar mais de 700 uniformes dos 107 anos de história do Timão. De camisas de jogadores e goleiros até um pouquinho da história de cada peça, o livro se tornou em um pedaço da história do time.

E para desenhar todas as peças, Evaldo usou as camisas de sua própria coleção de 80 exemplares, além de pedir ajuda de amigos, que também possuem acervos da equipe. "Para conseguir as referências, ainda pedi ajuda de colecionadores, que guardam  jornais e arquivos antigos", diz. 

Mas o sonho de eternizar esse pedaço da história do time demorou para ser concretizado. Foram oito anos chutando e acertando na trave - levando desenhos e depois o livro à editoras para vê-lo publicado. Como não teve nenhuma resposta positiva, ele resolveu ser seu próprio cartola.

"Algo sempre dava errado então decidi fazer por conta própria. Banquei 500 cópias que estou vendendo pela internet", afirma.

Uniformes do Timão inspiram rieirão-pretano a lançar livro (Imagem: divulgação)
 


Hobby

Se você ficou impressionado com as 700 ilustrações feitas para o livro "Corinthians - Sua história, suas camisas", saiba que nos 12 anos do blog Erojkit, Evaldo acumulou mais de 5 mil desenhos. "É mais um hobby, um projeto paralelo que tenho".

Apesar de agora a família de Evaldo apoiar o hobby do corintiano roxo, no começo houve um pouco de resistência. "Minha esposa não aceitava muito porque eu passava muito tempo no computador, mas começaram a aparecer trabalhos de arte e agora ela me apoia", afirma.

Com suas artes - e seu nome - em livros de times como Vasco e Fluminense, agora a paixão também ajuda a bancar a coleção de mais de 150 camisas de times, que cresce cada vez mais.   

"Uma camisa do Corinthians de 2013 e uma do Liverpool de 1990 são as minhas prediletas. Por quê eu gosto tanto de uniformes? As cores, os modelos diferentes, sempre me interessei".



    Mais Conteúdo