No Comercial: Lembranças de uma 'marmelada'

26/05/2018 10:45:00

Ex-atleta do Comercial, Glauco não esquece jogo polêmico do XV de Jaú, em 1986, e a queda no Paulista

Na bronca: Glauco não perdoa XV de Jaú e admite torcer sempre contra o clube (foto: Matheus Urenha / A Cidade)
 
Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.  
Diga não às fake news!


"Se o XV de Jaú estiver jogando estarei sempre torcendo contra. Quero que o Comercial atropele eles." A frase é do ex-meia-atacante Glauco, mas também poderia ser de muitos comercialinos que não perdoam episódio do Paulista de 1986 que culminou no rebaixamento do Alvinegro.  

As equipes se enfrentam neste domingo (27), às 10h, no estádio Palma Travassos, pela Segunda Divisão. O reencontro trouxe à tona a lembrança do jogo entre XV e América, quando houve empate polêmico sem gols. O resultado salvou o time de Jaú e jogou o Comercial de Glauco para a degola.  

"Sofremos na pele. Foi um golpe duro e até hoje sinto tristeza e asco", revelou Glauco. Comercial e XV fecharam o Estadual com 33 pontos, mas o time de Jaú se salvou por ter uma vitória a mais (11 contra 10).

Confusão  

Os comercialinos envolvidos com o time de 86 garantem que o prejuízo não ocorreu apenas no duelo entre XV de Jaú e América. Um exemplo apontado foi o jogo contra o Juventus, pela penúltima rodada. Na Rua Javari, Amarildo, do Leão, foi expulso no 1º tempo.  

Na etapa final, mesmo com um a menos, o time buscou o empate em 3 a 3, porém, o árbitro Eduardo Alves Ferreira anulou o 3º gol apontando falta do ataque. A partida terminou com vitória do time da Mooca, por 4 a 3.  

"A arbitragem prejudicou o nosso time em vários lances e o juiz, durante o jogo, dava risada e debochava, dizendo que a gente já tinha caído", disse Glauco.
Houve confusão após o apito final e a Polícia Militar teve que ser acionada para controlar a situação. 

Curtas do Leão  

O meia Danielzinho e o atacante Diogo Almeida foram registrados e poderão fazer estreias pelo Leão. Comercial defenderá sequência de 10 jogos seguidos em casa sem derrotas. No período, foram seis vitórias e quatro empates.  

Última derrota no Palma Travassos aconteceu para o São Carlos, por 1 a 0, em 12 de fevereiro de 2017, pela Série A3 do Paulista. 

FPF garante estar atenta a manipulações  

A Federação Paulista de Futebol não comenta os acontecimentos do Paulista de 1986, mas informou que "trabalha ativamente para combater a manipulação de resultados e, por isso, criou em 2015 o Comitê de Integridade, que analisa e investiga denúncias de supostos casos de desvios de conduta e outras infrações, além de contar com o serviço da SportRadar, que monitora movimentos suspeitos em casas de apostas e faz alertas à federação", disse em nota. A FPF salientou que as denúncias recebidas são encaminhadas ao Tribunal de Justiça Desportiva e autoridades competentes. 

História não influencia elenco 

Dono da melhor campanha na Segunda Divisão, o elenco do Comercial garante que o passado envolvendo o clube com o XV de Jaú não influencia em nada a preparação do time.  

"A gente procura sempre se blindar de coisas extra-campo e pensa exclusivamente no jogo em si. Dentro de campo vamos manter a nossa postura e pensando em vencer apenas pela questão do campeonato, não pelas histórias do passado", afirmou o volante Lineker.  

O capitão do Comercial foi poupado do último jogo contra o São-Carlense, fora de casa, devido a uma contusão na coxa. Desde então tem passado por tratamento intensivo no departamento médico para conquistar condição de voltar ao time.   

"Fiz um treino com o grupo, participei do coletivo e estou aguardando pelo parecer do Pinho (técnico). Não sinto mais dores, então acredito que posso jogar", comentou Lineker.  

O time deverá atuar com Geilson; Dener, Michael Douglas, Gut e Luanderson; Leonai, Cesinha, Lineker e Matheus China; Gleyson e Vitor. 




    Mais Conteúdo