CBN Esportes Especial relembra títulos do Brasil nas copas de 58 e 62

19/05/2018 11:36:00

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (19), às 11h, em 90,5 FM e pelo site

 

Série especial relembra os títulos do Brasil em Copas do Mundo (Lucas Figueiredo / CBF)
 

A Copa do Mundo está se aproximando. Falta menos de um mês para todas atenções estarem voltadas às 32 seleções que lutarão pela taça mais importante do futebol e a CBN Ribeirão já entra no clima da competição.  

A partir deste sábado (19), Eliel Almeida comanda uma série especial no CBN Esportes sobre os cinco títulos da Seleção Brasileira e as copas marcantes para o time verde e amarelo. É o nosso "esquenta" para a busca do Hexa em 2018, na Rússia.  

No primeiro capítulo, vamos contar como as estrelas começaram a ser bordadas nos uniformes do Brasil. No CBN Esportes Especial deste sábado, recebemos Pepe e Coutinho, campeões em 1958 e 1962.  

A dupla conta os bastidores das duas primeiras conquistas brasileiras na Copa, com os comentários de Adalberto Valadão.   

1958 - Copa do Mundo da Suécia 

O Brasil terminou a primeira fase na primeira colocação, com 5 pontos. Foram duas vitórias e um empate - vale lembrar que a vitória, na época, valia dois pontos -. Na estreia, no dia 8 de junho, a seleção canarinho venceu a Áustria por 3 a 0, com gols de Mazzola (duas vezes) e Nilton Santos. Na segunda partida, contra a Inglaterra, empate em 0 a 0. Fechando a primeira fase, o Brasil pegou a União Soviética e venceu por 2 a 0, com dois gols de Vavá.  

Nas quartas, o Brasil encarou País de Gales e venceu por 1 a 0, com gol de Pelé. Na semi, 5 a 2 em cima da França. Pelé marcou três vezes, Didi e Vavá fizeram os gols. Na decisão, Pelé brilhou novamente e marcou duas vezes, Vavá também fez dois gols e Zagallo fechou a conta. Brasil 5 a 2 na Suécia.
O time base, comandado por Vicente Feola, era: Gilmar, De Sordi (Djalma Santos), Belini (capitão), Orlando e Nilton Santos; Zito, Didi, Zagallo e Garrinha; Vavá e Pelé. 

 1962 - Copa do Mundo do Chile  

Assim como em 1958, o Brasil terminou a primeira fase com 5 pontos, com duas vitórias e um empate. A base foi mantida, mas o futebol dos três primeiros jogos foi bem abaixo do esperado.  

No primeiro jogo, o Brasil venceu o México por 2 a 0, com gols de Zagallo e Pelé. Na segunda partida, empate sem gols com a Tchecoslováquia.  

Nessa partida, Pelé se machucou .O rei do futebol sofreu um estiramento muscular que o impediu de voltar aos gramados durante a Copa do Chile.
Amarildo, ponta-esquerda do Botafogo-RJ, foi o substituto de Pelé. Encerrando a primeira fase, vitória por 2 a 1 em cima da Espanha, com dois gols de Amarildo.  

Nas quartas de final, o Brasil reencontrou o bom futebol. Garrincha foi destaque da vitória por 3 a 1 contra a Inglaterra, com dois gols. O outro tento foi de Vavá. Um fato curioso é que um cãozinho invadiu o campo e driblou todo mundo, inclusive Garrincha, conhecido por dribles desconcertantes. Foi uma cena divertida.  

Valendo vaga na decisão, o time verde e amarelo encontrou com os donos da casa e goleou por 4 a 2, com dois de Vavá e dois de Garrincha. Garrincha, inclusive, foi expulso neste jogo.  

Por uma ação de bastidores da Confederação Brasileira de Desportos (que se transformaria em CBF), o nome de Garrincha não apareceu na súmula da partida, permitindo a presença do craque na final.  

Com febre na decisão, ele não foi muito bem. Mas nem precisou. O Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3 a 1, de virada e conquistou o Bi. Amarildo, "o possesso", marcou um gol e deu o passe para o gol de Zito. Vavá fechou o placar para o Brasil.  

Naquele ano, a equipe foi comandada por Aymoré Moreira e tinha como escalação base a seguinte formação: Gilmar, Djalma Santos, Mauro Ramos (capitão), Zózimo e Nilton Santos; Zito, Didi, Zagallo e Garrinha; Vavá e Amarildo (Pelé nos dois primeiros jogos)  


Ouça o primeiro e o segundo bloco do CBN Esportes Especial.




    Mais Conteúdo