DEM vota na oposição e impõe derrota aos governistas na Câmara de Ribeirão Preto

15/12/2017 07:27:00

Igor Oliveira (PMDB) foi eleito presidente, Orlando Pesoti (PDT) vice-presidente e Alessandro Maraca (PMDB) o 2º vice-presidente

Divulgação

 

Quem assistiu à eleição da Mesa Diretora, com clima amistoso na sessão da Câmara de quinta-feira (14), não imaginaria a guerra que foi travada nos bastidores na disputa por votos. Desde setembro, o cenário contou com montagens circulando no WhatsApp, bate-boca, pressão de partidos e de entidades, ofertas para compor a Mesa e até acusações de suborno.

No final, a escolha do Democratas (DEM) - dos vereadores André Trindade e Fabiano Guimarães -, de votar com o grupo dos vereadores da oposição, acabou decretando a derrota da chapa governista.
Como a coluna adiantou na edição de ontem, Igor Oliveira (PMDB) foi eleito presidente, Orlando Pesoti (PDT) ficou com a vice-presidência e Alessandro Maraca (PMDB) com a segunda vice-presidência. Lincoln Fernandes (PDT) e Fabiano Guimarães, primeiro e segundo secretários, respectivamente, completaram a Mesa.

VEJA FOTOS

O placar das cinco votações terminou em 15 a 12, sendo que o vereador Boni (Rede) concorreu a todos os postos. Se os parlamentares do Democratas tivessem acompanhado o grupo do governo, o placar seria de 13 a 14. A situação irritou o Executivo e os vereadores da base, que chegaram a oferecer a possibilidade de Fabiano Guimarães ser presidente da Câmara.

“A posição do DEM causou surpresa. Depois da parceria na eleição de 2016 eu acreditava que eles estariam com a gente por mais tempo”, lamentou o vereador governista Maurício Gasparini (PSDB).

“Sobre a eleição de 2016, retribuímos com o tempo de propaganda e também caminhando juntos e vestindo a camisa durante a campanha. Já a eleição da Mesa é um assunto de intimidade dos vereadores. Nós observamos quem mais tinha respeito pela nossas propostas e optamos por um lado”, disse o vereador André Trindade, presidente municipal do DEM.

Sessões
A Câmara tem mais duas sessões, nos dias 19 e 21, antes de entrar em recesso. O trabalho retorna em fevereiro de 2018.

Posse
A nova Mesa Diretora da Câmara assume no dia 1º de janeiro de 2018. Até lá, Rodrigo Simões (PDT) segue na presidência.

Bandeira
O vereador Igor Oliveira elegeu a transparência como a principal bandeira para a Mesa Diretora de 2018.

Reeleição
Igor, que tem 33 anos, disse ontem, após ser eleito presidente, que não vai ser candidato à reeleição em 2019.

 



    Mais Conteúdo