Com pouco espaço, Câmara tem reuniões na 'sala do cafezinho'

10/06/2017 14:30:00

Com cinco vereadores a mais que o ano passado, principal sala para reuniões também não está disponível

Thaisa Coroado / Divulgação Câmara Municipal de Ribeirão Preto
Vereadores usam "sala do cafezinho" para fazer reuniões (Foto: Thaisa Coroado/Divulgação Câmara Municipal de Ribeirão Preto)

 

Comissões sendo realizadas na ‘sala do cafezinho’, audiências públicas com pessoas do lado de fora e disputa na agenda pelos melhores horários.

Esse é o cenário que os vereadores vêm enfrentando nos primeiros meses de trabalho da Legislatura 2017-2020. Com cinco vereadores a mais que o ano passado (22 a 27) e sem a principal sala para reuniões (foi usada na expansão dos gabinetes), hoje estão disponíveis o plenário, a sala de comissões e a ‘sala do cafezinho’ - espaço que é uma antessala do plenário.

Segundo Bertinho Scandiuzzi (PSDB), um dos caminhos é agendar com antecedência. “Há uma dificuldade. Por isso, tento agendar sempre com antecedência. Já reservei o plenário para um evento em outubro, por exemplo”, disse o tucano.

Na terça-feira (6), o vereador Marcos Papa (Rede) fez uma reunião com servidores nos corredores da Câmara por falta de sala disponível.

O vereador Alessandro Maraca (PMDB) relata o mesmo problema. “Essa semana fiz uma reunião com 15 pessoas no plenário (tem capacidade para 200 pessoas). A sala das comissões estava ocupada. Já fiz reuniões na ‘sala do cafezinho’ também”, disse.

Elizeu Rocha (PP) diz que chegou a sugerir a abertura de uma nova sala. “Minha sugestão não foi em frente por falta de espaço. A ‘sala do café’ está longe de ser ideal para realiza uma comissão”, analisou.

Finalizar o anexo

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Simões (PDT), não foram feitas reclamações formais para a presidência, mas a situação só vai ser resolvida quando o novo prédio estiver pronto - a obra está parada há 8 meses e é alvo de uma CPI. “Vamos fazer uma reunião na segunda-feira (12) para ver como vamos terminar o prédio”, disse Simões. O presidente, porém, disse que os vereadores podem procurar horários alternativos para as reuniões. “A Câmara fica aberta das 8h às 22h. Também é possível agendar as comissões para o sábado. Deve estar faltando trabalho para quem está reclamando”, finalizou Simões.

Relatório da qualidade dos combustíveis
Laudo vai sair na semana que vem
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Ambulâncias, presidida pelo vereador Orlando Pesoti (PDT), divulga na semana que vem o laudo da qualidade do combustível utilizado para abastecer os veículos do Samu. O responsável pela análise é o Miguel Dabdoub, professor-doutor de química da USP de Ribeirão Preto. A comissão foi criada porque inúmeras ambulâncias não saem da oficina. Quase sempre o problema é motor fundido. A denúncia foi feita pelo A Cidade, em março.

Audiência pública da UBDS Central
Na segunda-feira (12), às 18h30, a Câmara realiza audiência pública para debater a transformação da UBDS Central no AME Mais. A reunião, que acontece no plenário, será comandada pelo vereador Alessandro Maraca (PMDB). Já na terça-feira (13), os funcionários da unidade de saúde prometem ir mais uma vez protestar durante a sessão. A transformação do posto central em AME foi anunciada no dia 2 de junho pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

O que está em destaque

Sancionado
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) sancionou a lei do vereador Paulo Modas (Pros) que obriga o Executivo, incluindo a administração indireta, a divulgar na internet o cronograma de execução de serviços públicos

Tramitando
O vereador Maurício da Vila Abranches (PTB) apresentou dois projetos sobre transparência

Mudou
Foi cancelada a reunião que seria realizada dia 8 em Brasília para liberação de verba para o Aeroporto

O que é?
Uma das propostas do Maurício assegura transparência e divulgação no cronograma de execução de pavimentação do Daerp. A outra é sobre o detalhamento e divulgação sobre as dívidas da prefeitura, incluindo a administração indireta

Sem data
De acordo com o vereador Alessandro Maraca, da CEE do Aeroporto, o clima quente em Brasília fez com que a reunião fosse cancelada. Há uma expectativa que o Governo Federal libere R$ 80 milhões para a ampliação do Leite Lopes. Ainda não foi marcada nova data

Julho
No dia 10 do mês que vem será realizada a primeira reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Ribeirão



    Mais Conteúdo