Candidatos 'apostam tudo' na reta final da campanha eleitoral

27/09/2016 07:05:00

Especialistas acreditam que muitos eleitores vão, de fato, definir em quem votar nas vésperas do pleito

Os seis candidatos a prefeito e os 354 postulantes a vereador em Araraquara entram na semana decisiva da campanha eleitoral. A partir de hoje, restam apenas cinco dias para que os quase 164 mil eleitores decidam o futuro político da cidade.

Especialistas ouvidos pela Tribuna lembram que são nos últimos dias da campanha em que o eleitor, de fato, decide para quem vai o seu voto.

O cientista político Milton Lahuerta, da Unesp, crava que é a hora de os candidatos ‘tirarem as últimas cartas da manga’ e intensificarem a campanha. “Esses últimos dias serão cruciais”, pontua.

Já o cientista político Bruno Souza da Silva, da Arkos, cita o velho ditado popular de que “o brasileiro deixa tudo para a última hora” e afirma que a frase tem uma “dose de verdade” quando aplicada à decisão de voto.

“Os candidatos, ao levarem isso em conta, sabem que a conquista de eleitores ocorre até o último segundo em que for possível realizar campanha pelas ruas da cidade”, comenta.

Indecisos
Ambos os especialistas cravam que é hora de tentar convencer os indecisos. “É o momento ideal para realizar uma última sinalização a segmentos apoiadores de suas candidaturas”, explica. “Portanto, sem dúvida, acompanharemos uma intensificação maior de agendas de reuniões, caminhadas pelos bairros e passeatas.”

Na última pesquisa Ibope, 21% dos eleitores se disseram indecisos ou apontaram para o voto em branco. Para Lahuerta, entretanto, o número de eleitores que podem mudar de ideia na última hora pode ser bem maior.

Hora de Intensificar
Pelo discurso dos candidatos a prefeito em Araraquara, nenhum deles ‘jogou a toalha’. Todos devem intensificar a campanha para manter ou para mudar o cenário que vem sendo refletido nas pesquisas eleitorais. (Veja, na página A5, o que os candidatos planejam fazer nesses últimos dias)



    Mais Conteúdo