PSD quer Zanferdini no lugar de Dárcy Vera

03/07/2015 09:12:00

Ministro Gilberto Kassab faz convite para vereador em encontro em Brasília, que contou com a presença da prefeita

Weber Sian / A Cidade
Samuel Zanferdini recebe convite de Kassab e pode concorrer para cadeira de Dárcy (foto: Weber Sian / A Cidade)

De saída do PMDB, o vereador Samuel Zanferdini pode ser o nome do PSD para a sucessão da prefeita Dárcy Vera. O convite foi feito ontem pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em uma reunião em Brasília.

Dárcy foi a responsável por articular a conversa entre Kassab e o vereador. Ela também participou da reunião no Distrito Federal.

Zanferdini confirmou, ao A Cidade, que recebeu a proposta pessoalmente do ministro. “Ao fazer o convite, Kassab sinalizou o seu interesse para que possa disputar a eleição para prefeito pelo PSD”, disse.

Por meio da assessoria de imprensa, Dárcy afirmou que as portas do PSD estão abertas para Zanferdini e confirmou o convite para a filiação.

Sem poder disputar a reeleição (está no segundo mandato), a prefeita tenta fortalecer a legenda que está no poder desde 2009.

No encontro com Zanferdini, Kassab foi além na proposta para convencê-lo a se filiar. O padrinho político de Dárcy até garantiu a legenda para que o peemedebista possa disputar as eleições para deputado em 2018, caso ele não concorra à prefeitura ou não seja eleito.

Entretanto, o peemedebista disse que não confirmou a filiação porque aguarda resolver sua situação com o PMDB. “Ainda preciso aguardar a decisão sobre a janela de 30 dias para a mudança de partido. Vou analisar esse convite.”

Pesa a favor de Zanferdini os bons resultados nas últimas eleições. Na disputa a deputado estadual, Zanferdini teve 31,3 mil votos, sendo quase 23 mil em Ribeirão Preto, sendo mais votado até que o deputado Léo Oliveira (PMDB), que teve 21 mil votos. Com isso, ele teria sido o escolhido, superando outros nomes cotados, como a secretária de Governo, Isabel de Farias.

Dissidente do PMDB puxa votação

Considerado puxador de voto na disputa para a Câmara de Ribeirão ao obter 8,1 mil votos em 2012, Zanferdini decidiu sair do PMDB após divergências com o deputado federal e presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi.

A briga teve início por conta da suposta falta de apoio de Baleia para a candidatura de Zanferdini para deputado estadual.

Na eleição do ano passado, Zanferdini obteve 31,1 mil votos (quase 23 mil em Ribeirão), mas não conseguiu ser eleito. O vereador Léo Oliveira, que também disputou uma vaga para deputado, teve apoio de Baleia em outras cidades e foi eleito.

Zanferdini comunicou ao PMDB que iria sair na última semana. Na ocasião, Baleia até ofereceu entregar uma carta afirmando que o PMDB não brigará pela cadeira de Zanferdini na Câmara, mas ele quer esperar a criação da janela de transferência.

Aliados de Dárcy torcem por ‘sim’ de vereador

Líder do governo na Câmara, o vereador Genivaldo Gomes (PSD) afirmou que a filiação de Samuel Zanferdini ao partido vai ajudar no fortalecimento.

“O Zanferdini é um ótimo político e tem muito a contribuir com Ribeirão Preto pelo PSD. Vamos torcer para que ocorra a sua filiação”, disse.

De acordo com Genivaldo, Zanferdini tem total condição para disputar as eleições para prefeito e vencer a disputa.

Considerado puxador de voto do PSD na Câmara, Bebé também avalia que Zanferdini pode acrescentar muito para o partido.

Já o presidente da Câmara, Walter Gomes (PR), afirma que a possível candidatura do aliado a prefeito é muito importante. “Zanferdini já é do nosso grupo político e temos total condições para um diálogo maior. Só fico triste dele não ter se filiado ao meu partido, o PR”, diz.

 



    Mais Conteúdo